EUA arquiva processo contra príncipe saudita sobre morte de jornalista

Em causa está a concessão de imunidade pelo presidente norte-americano, Joe Biden.

Khashoggi: Penas de réus reduzidas para entre sete a 20 anos de cadeia

© Chris McGrath/Getty Images

Notícias ao Minuto
07/12/2022 08:43 ‧ 07/12/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Jamal Khashoggi

Um juiz federal de Washington, nos Estados Unidos da América (EUA), anunciou, na terça-feira, que arquivou um processo civil sobre o assassinato Jamal Khashoggi, interposto pela noiva do jornalista contra o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Em causa está a concessão de imunidade pelo presidente norte-americano, Joe Biden.

Sublinhe-se que o príncipe foi nomeado primeiro-ministro saudita, em setembro, por decreto real. Já em novembro, segundo um documento apresentado ao Tribunal Distrital de Columbia pela administração de Biden, “os Estados Unidos informaram respeitosamente o tribunal que o réu Mohammed bin Salman, primeiro-ministro do Reino da Arábia Saudita, é o chefe de governo em exercício e, por isso, imunidade neste processo”.

Segundo a agência de notícias Reuters, o juiz distrital dos EUA John Bates mostrou-se “relutante em desistir do processo, mas não teve escolha”. Bates manifestou ainda “inquietações” relativas às “circunstâncias da nomeação” de Mohammed bin Salman enquanto primeiro-ministro e às “alegações credíveis do seu envolvimento na morte de Khashoggi”.

O jornalista saudita Jamal Khashoggi, inicialmente próximo da casa real Saudita e mais tarde crítico da monarquia de Riade, foi assassinado a 2 de outubro de 2018 por agentes sauditas no consulado do seu país em Istambul. 

Segundo um relatório dos serviços secretos dos Estados Unidos da América, onde o jornalista de 59 anos estava a residir, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita aprovou o seu assassínio.

Leia Também: Tribunal dos EUA decreta imunidade a Mohamed Bin Salman no caso Kashoggi

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas