Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Líder republicano no Senado dos EUA critica Trump sobre Constituição

O líder republicano no Senado norte-americano, Mitch McConnell, disse na terça-feira que qualquer um que ache que a Constituição deveria ser suspensa teria "muita dificuldade" em se tornar Presidente dos Estados Unidos, distanciando-se de Donald Trump.

Líder republicano no Senado dos EUA critica Trump sobre Constituição
Notícias ao Minuto

06:31 - 07/12/22 por Lusa

Mundo Estados Unidos

É a segunda vez que McConnell é forçado a abrir a sua conferência de imprensa semanal, respondendo preventivamente a perguntas sobre o comportamento de Trump.

Na semana passada, foi sobre o jantar de Trump com um supremacista branco que nega o Holocausto.

"Deixe-me apenas dizer que qualquer candidato à presidência que pensa que a Constituição pode de alguma forma ser suspensa ou não seguida, parece-me, teria muita dificuldade em ser empossado como Presidente dos Estados Unidos", disse McConnell no Capitólio.

Os comentários surgem numa altura em que Trump, que anunciou que está a concorrer novamente à presidência em 2024, está a colocar o seu partido na posição de responder às suas ideias e declarações, forçando os republicanos a responder publicamente pelo seu comportamento.

No fim de semana, Trump pediu "a rescisão de todas as regras, regulamentos e artigos, mesmo aqueles encontrados na Constituição" após novas revelações do que disse ser o tratamento injusto do Twitter durante as eleições presidenciais de 2020 que perdeu para o democrata Joe Biden.

A reação dos republicanos tem sido crítica, mesmo que muitos funcionários do Partido Republicano continuem relutantes em confrontar Trump diretamente como líder do partido.

"Acho que qualquer pessoa que ocupe um cargo público, qualquer pessoa que aspire a servir num cargo público ou a servir novamente num cargo público deve deixar claro que vai apoiar e defender a Constituição dos Estados Unidos", disse Mike Pence, na terça-feira, na Carolina do Sul.

Por seu lado, McConnell evitou perguntas sobre se poderia apoiar Trump se se tornasse o candidato presidencial republicano em 2024.

O líder republicano no Senado reiterou a dificuldade de fazer o juramento, que exige que o Presidente eleito defenda a Constituição.

"Seria muito difícil assumir a presidência se não estivesse disposto a defender a Constituição", disse McConnell.

Os republicanos foram incapazes de rejeitar Trump com firmeza como seu potencial candidato, mesmo que muitos tentem distanciar-se das suas atividades recentes.

O líder do Partido Republicano na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, que está prestes a tornar-se no presidente daquele organismo quando os republicanos assumirem o controlo no ano novo, ainda não avaliou totalmente os últimos comentários de Trump.

A deputada republicana Liz Cheney, crítica de Trump, fez uma publicação no Twitter para McCarthy para responder.

"Nesta semana, Trump disse que deveríamos rescindir todas as regras, regulamentos, etc., 'mesmo aqueles na Constituição' para anular as eleições [de 2020]. Você [McCarthy] está tão sem princípios que também não condena isso?", escreveu.

Leia Também: Empresa de Donald Trump foi condenada para fraude fiscal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório