Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Primeira-ministra moldava visita Ucrânia e reafirma compromisso com país

A primeira-ministra da Moldova, Natalia Gavrilita, visitou hoje as cidades ucranianas de Bucha e Irpin e reiterou o seu compromisso com a Ucrânia depois de lamentar as duras consequências da guerra para a população civil.

Primeira-ministra moldava visita Ucrânia e reafirma compromisso com país
Notícias ao Minuto

23:19 - 06/12/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Visitei Bucha e Irpin. Com os meus próprios olhos, vi casas queimadas, escolas, jardins de infância e estradas destruídas. Mas o mais doloroso foi ver cruzes nos jardins. Nem uma única fotografia ou vídeo pode fazer justiça ao que testemunhei em primeira mão", sublinhou a primeira-ministra.

Condenou a invasão russa da Ucrânia e insistiu que a Moldova "continua a ser um parceiro amigável do país", ao qual continuará a prestar ajuda, segundo a agência noticiosa ucraniana Ukrinform.

Gavrilita disse que apoiava a abertura de uma investigação internacional sobre crimes de guerra cometidos na Ucrânia. "Todos os cidadãos da Ucrânia, especialmente mulheres e crianças que foram sujeitas a tratamentos cruéis e desumanos, merecem justiça", declarou.

A primeira-ministra disse que se encontraria com o seu homólogo ucraniano Denis Shmigal e vários membros do governo. "Concordamos em abordar diferentes questões, desde a energia e os transportes à educação, bem como a integração europeia da Moldova e da Ucrânia", afirmou Gravilita.

Leia Também: Lituânia desmonta monumento soviético na capital Vilnius

Recomendados para si

;
Campo obrigatório