Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Intimadas autoridades eleitorais de estados contestados em 2020 por Trump

O procurador especial norte-americano Jack Smith intimou funcionários eleitorais do Wisconsin, Michigan, Arizona e Pensilvânia, pedindo comunicações com ou envolvendo o ex-Presidente Donald Trump, assessores de campanha e aliados envolvidos nas tentativas de anular os resultados eleitorais de 2020.

Intimadas autoridades eleitorais de estados contestados em 2020 por Trump
Notícias ao Minuto

21:08 - 06/12/22 por Lusa

Mundo EUA

Os pedidos, emitidos para os condados de Milwaukee e Dane em Wisconsin; Wayne, no Michigan; Maricopa, no Arizona; e o condado de Allegheny, na Pensilvânia, são as primeiras intimações conhecidas de Smith, que foi nomeado procurador especial no mês passado pelo procurador-geral dos Estados Unidos da América (o equivalente ao ministro da Justiça), Merrick Garland.

Smith supervisiona a investigação do Departamento de Justiça sobre a presença de documentos confidenciais na propriedade do ex-Presidente na Florida, assim como os principais aspetos de uma investigação separada envolvendo a invasão do Capitólio (sede do Congresso norte-americano) em 06 de janeiro de 2021 e os esforços de Trump para permanecer no poder.

As intimações, relatadas pelo jornal The Washington Post, são a indicação mais clara de que o trabalho de Smith incluirá um exame dos alegados falsos eleitores que fizeram parte dos esforços de Trump para subverter a contagem e certificação das eleições.

O escrivão do condado de Milwaukee, George Christenson, disse que recebeu a intimação na segunda-feira e que está a trabalhar com o procurador do condado para cumprir o pedido o mais rápido possível.

"Não vejo nenhum problema nisso. Muitos desses nomes não me são familiares, então não sei quantos desses indivíduos nos procuraram. Por exemplo, não me lembro de ter recebido nada de Rudy Giuliani [ex-advogado pessoal de Trump]. Acho que me teria lembrado disso. Mas quem sabe", disse Christenson.

O escrivão disse que esperava que os documentos ajudassem na investigação, mas não esperava entregar nada que ainda não tivesse sido tornado público.

Já o escrivão do condado de Dane, Scott McDonell, disse que recebeu uma intimação semelhante em 01 de dezembro, a solicitar os registos de comunicações.

McDonell disse que a única pessoa na lista com quem o seu escritório interagiu foi com Jim Troupis, advogado de Trump em Wisconsin.

Trump ordenou uma recontagem dos votos em Milwaukee e Dane, os dois maiores condados Democratas de Wisconsin, após a eleição presidencial de 2020. 

Troupis liderou os esforços de Trump para entregar listas de cédulas eleitorais falsas em Wisconsin.

McDonell disse que não esperava que a sua resposta à intimação revelasse algo que "não tenha sido revelado no passado".

"Não tenho nenhuma história de Trump a chamar-me para jantar, como outras pessoas", disse McDonell.

A secretária de Estado do Michigan, Jocelyn Benson, confirmou que o condado de Wayne havia recebido uma intimação de Smith, mas não forneceu informações adicionais.

"Damos boas-vindas e apoiamos o trabalho de qualquer agência de aplicação da lei que trabalhe para garantir total responsabilidade pelos esforços para anular ilegalmente os resultados justos e precisos da eleição no Michigan em 2020", disse Benson em comunicado enviado à agência Associated Press.

O condado de Maricopa também recebeu uma intimação e irá cumpri-lo, disse o porta-voz do condado, Fields Moseley.

Na Pensilvânia, o condado de Allegheny, o segundo condado mais populoso do estado, também recebeu uma intimação, confirmou um porta-voz.

Por outro lado, o porta-voz do Departamento de Justiça recusou-se hoje a comentar o assunto.

Leia Também: Trump enfrenta perigo em investigação de documentos em Mar-a-Lago

Recomendados para si

;
Campo obrigatório