Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Bomba atinge autocarro no Afeganistão e mata seis pessoas

O ataque foi confirmado pelo governo talibã do país.

Bomba atinge autocarro no Afeganistão e mata seis pessoas
Notícias ao Minuto

21:19 - 06/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Afeganistão

Uma bomba explodiu numa estrada no norte do Afeganistão, atingindo um autocarro onde seguiam funcionários do governo, que admitiu esta manhã a morte de seis pessoas.

Segundo o porta-voz das autoridades policiais apontado pelos talibãs, citado pela Associated Press. o ataque ocorreu na cidade de Mazar-e Sharif, na província de Balkh.

Há registo ainda de sete feridos.

A bomba terá sido colocada num carro de mão, junto à estrada, e detonou quando o autocarro, com funcionários de uma empresa de combustíveis fósseis, estava a transporta-los para o local de trabalho.

Imagens publicadas nas redes sociais demonstraram o caos deixado pela explosão, com vários carrinhos de mão e caixas de fruta espalhadas pelo local do ataque.

Noutro ataque à parte, uma bomba explodiu num mercado de câmbio monetário em Jalalabad, causando seis feridos. Segundo o regime talibã, os feridos estão em condições estáveis e os dois incidentes estão a ser investigados.

Segundo a Associated Press, nenhum grupo terrorista ou inimigo dos talibã reivindicou os ataques, mas, como nota a agência noticiosa, o Estado Islâmico da Província de Khorasan (EI-K), grupo terrorista que tem crescido no Afeganistão, tem aumentado a sua atividade desde o retorno dos talibã ao controlo do país.

De recordar que, em agosto de 2021, os talibã aproveitaram a retirada dos norte-americanos e, 20 anos depois, retomaram Cabul, instaurando de novo um regime opressivo e totalitário que tem restringindo imenso os direitos das mulheres e instaurou um sistema jurídico baseado numa leitura ortodoxa da lei sharia.

Leia Também: Explosão em escola corânica no Afeganistão provoca pelo menos 15 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório