Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

"Obrigado pelo vosso serviço". Zelensky premeia militares ucranianos

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, condecorou as suas tropas que lutam na linha da frente da invasão russa.

"Obrigado pelo vosso serviço". Zelensky premeia militares ucranianos
Notícias ao Minuto

19:04 - 06/12/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, divulgou nas suas redes sociais um vídeo, no qual mostra uma condecoração dos militares da zona de Kharkiv que lutam "corajosamente" na guerra contra a Rússia.

"Concedido aos militares ucranianos que corajosamente e abnegadamente defenderam a soberania da Ucrânia durante as batalhas na região de Kharkiv. Obrigado pelo vosso serviço", escreveu Zelensky na legenda da publicação.

Anteriormente, também divulgou imagens de uma visita a uma instalação médica, na mesma região, onde os soldados feridos na guerra são tratados.

"Obrigado pelo heroísmo com que defendem o nosso estado, a nossa independência e integridade territorial, a liberdade e a vida do nosso povo. Fiquem bem logo", salientou, deixando ainda um agradecimento às equipas médicas que cuidam das tropas ucranianas.

"Neste dia, também gostaria de desejar saúde às pessoas que apoiam a saúde dos militares ucranianos - os nossos médicos de combate", concluiu.

Recorde-se que a ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.702 civis mortos e 10.479 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: Ucrânia. ONG denuncia tortura continuada por soldados russos em Izium

Recomendados para si

;
Campo obrigatório