Fim de cobertura
Hélio Carvalho | há 1 mês
Boa noite. Terminamos por agora a nossa cobertura AO MINUTO das principais notícias sobre a guerra na Ucrânia. Estamos de volta amanhã com todos os principais acontecimentos do conflito no leste da Europa.
Lituânia desmonta monumento soviético na capital Vilnius
Lusa | há 1 mês
A Lituânia iniciou hoje o desmantelamento de um imponente monumento soviético na sua capital, Vilnius, ignorando os alertas das Nações Unidas que a convidavam a suspender a operação.
O imponente monumento de granito cinza no cemitério de Antakalnis é composto por seis esculturas de soldados soviéticos. Sob ocupação soviética durante 50 anos, a Lituânia declarou a sua independência em 1991.
Embaixador russo no Conselho de Segurança sai da sala a meio da reunião
Hélio Carvalho | há 1 mês
O representante da Rússia nas Nações Unidas, Vasily Nebenzya, abandonou uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU, durante a intervenção do homólogo ucraniano, Sergiy Kyslytsya.
Diretor de empresa ferroviária elogia trabalho para remover minas
Hélio Carvalho | há 1 mês
O diretor da empresa estatal de caminhos de ferro ucranianos, Alexander Kamyshin, publicou hoje uma fotografia no Twitter em que enalteceu o trabalho das forças ucranianas em manter a segurança da ferrovia do país. Aproveitando um 'tweet' dos serviços escoceses sobre um aviso meteorológico, Kamyshin avisou que "são esperados bombardeamentos aos caminhos de ferro ucranianos, uma e outra vez".
Mas, salienta o diretor, os comboios "não pararam um único dia".
Washington diz "não encorajar" ataques ucranianos na Rússia
Lusa | há 1 mês
Os Estados Unidos disseram hoje "não encorajar" a Ucrânia a lançar ataques na Rússia depois de surgirem alegadamente ofensivas de drones de Kyiv contra várias bases aéreas russas.
"Não estamos a ajudar a Ucrânia a organizar ataques além das suas fronteiras, não estamos a encorajar a Ucrânia a lançar ataques além das suas fronteiras", salientou o porta-voz da diplomacia norte-americana, Ned Price.
Os Estados Unidos disseram hoje "não encorajar" a Ucrânia a lançar ataques na Rússia depois de surgirem alegadamente ofensivas de drones de Kyiv contra várias bases aéreas russas.
Lusa | 22:26 - 06/12/2022
Centro de detenção descoberto em Kherson. Mais de 100 detidos no local
Notícias ao Minuto | há 1 mês
A Procuradoria-Geral da Ucrânia encontrou um novo centro de detenção usado pelas tropas russas em Kherson, depois da retirada dos militares de Moscovo da região.
De acordo com as autoridades, citadas pelo jornal The Kyiv Independent, mais de 100 pessoas, que tinham opiniões pró-ucranianas, foram detidas naquelas instalações por soldados russos. Ali foram “sujeitos a pressões físicas e psicológicas”.
Os procuradores ucranianos divulgaram imagens do local.
Russo condenado pela queda do voo MH17 em 2014 terminou luta no Donbass
Lusa | há 1 mês
O russo Igor Guirkin, procurado pelas autoridades ucranianas e neerlandesas pela queda do voo MH17 da Malaysia Airlines em 2014, regressou à Rússia depois de quase dois meses ao lado das forças pró-russas no Donbass.
Guirkin, que foi considerado culpado em novembro por um tribunal neerlandês, disse hoje, através do seu canal na rede social Telegram, que a sua tentativa de "participar diretamente da luta" na Ucrânia "não foi bem-sucedida".
O russo Igor Guirkin, procurado pelas autoridades ucranianas e neerlandesas pela queda do voo MH17 da Malaysia Airlines em 2014, regressou à Rússia depois de quase dois meses ao lado das forças pró-russas no Donbass.
Lusa | 21:18 - 06/12/2022
Sirenes de alerta soam na região de Dnipro
Hélio Carvalho | há 1 mês
As sirenes voltaram a soar na região de Dnipro, depois de várias explosões serem registadas na região no centro do país. Segundo o Kyiv Independent, o serviço de defesa antiaérea está a trabalhar para eliminar as ameaças.
Os alertas de bombardeamento estão a soar também nas regiões de Zaporíjia e, durante a tarde, foram ouvidas as sireneas nas cidades de Odessa e Mykolaiv.
Um mapa divulgado num site do governo ucraniano demonstra os alertas ativos de momento. A laranja estão as regiões que estão a ser bombardeadas.
© Air raid alert
Kuleba lamenta lentidão para implantar sistema antimíssil Patriot
Lusa | há 1 mês
O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, disse hoje que as negociações para implantar os sistemas antimísseis Patriot "estão a mover-se à velocidade de um tanque", aludindo à lentidão do processo.
"Em cada reunião internacional, em cada contacto com os Estados Unidos, tanto o presidente quanto o chefe do seu gabinete, como eu, levantam a questão dos tanques americanos e do sistema Patriot", disse Kuleba.
O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, disse hoje que as negociações para implantar os sistemas antimísseis Patriot "estão a mover-se à velocidade de um tanque", aludindo à lentidão do processo.
Lusa | 20:52 - 06/12/2022
Hospitais ucranianos suspendem cirurgias não urgentes
Hélio Carvalho | há 1 mês
O Ministério da Saúde da Ucrânia anunciou que pediu às autoridades regionais de saúde para suspenderem cirurgias não urgentes, devido ao impacto dos apagões nos serviços de saúde ucranianos Estes apagões devem-se aos continuados ataques russos a infraestruturas energéticas críticas para o serviço de saúde do país, com muitos hospitais a operarem sem luz.
Num comunicado, citado pelo Kyiv Independent, o governo esclarece que o serviço de emergência continua garantido, mas operações não-essenciais terão de ser suspensas para aliviar a pressão sobre o sistema.
Primeira-ministra da Moldova visita Bucha e Irpin
Hélio Carvalho | há 1 mês
A primeira-ministra da Moldova, Natalia Gavrilița, foi esta terça-feira a Kyiv, numa demonstração de apoio e cooperação entre a pequena nação junto ao Mar Negro e a Ucrânia, com quem faz fronteira a norte.
Através do Twitter, a Gavrilița publicou fotografias da visita às valas comuns em Bucha e Irpin, onde foram encontrados os primeiros sinais de alegados crimes de guerra russos na guerra da Ucrânia, e escreveu que será feita justiça pelas "vítimas inocentes que morreram, foram torturas e magoadas durante esta guerra injusta lançada pela Rússia".
A Moldova também tem sido afetada por esta guerra. Além de ser muito dependente do fornecimento de combustíveis fósseis russos, o país - que é uma antiga república soviética - tem lidado com o aumento da influência do Kremlin na Transnístria, uma faixa de território predominantemente russófona e cujos líderes locais são pró-russos.
"Terrorismo nuclear". Rússia acusa Ucrânia de ataques em Zaporíjia
Hélio Carvalho | há 1 mês
A Ucrânia continua a bombardear a central nuclear de Zaporíjia. Quem o diz é o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, que refere que as tropas ucranianas estão a criar uma ameaça deliberada de uma catástrofe nuclear.
De acordo com Shoigu, o Exército russo está a tomar "todas as medidas” para garantir a segurança da maior central nuclear da Europa.
O ministro, citado pela agência Reuters, acusou Kyiv de estar a cometer "terrorismo nuclear".
A acusação foi feita pelo ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, que afirma que Kyiv está a criar uma ameaça deliberada a uma possível catástrofe militar.
Notícias ao Minuto com Lusa | 15:59 - 06/12/2022
Rússia. Stock de drones iranianos terá acabado há pelo menos duas semanas
Notícias ao Minuto | há 1 mês
As autoridades militares ocidentais acreditam que acabou o stock de drones iranianos que a Rússia tem usado para atacar a Ucrânia, com o jornal britânico The Guardian a avançar esta terça-feira que este tipo de armamento esgotou há pelo menos duas semanas.
Segundo o jornalista Dan Sabbagh, citando fontes militares ocidentais, os russos "estão a antecipar um refornecimento".
Turquia quer que Finlândia acabe com embargo de armas para entrar na NATO
Lusa | há 1 mês
A Turquia quer que a Finlândia declare publicamente que está a suspender o embargo de armas a Anacara para obter a sua aprovação de Ancara para aderir à NATO, disse, esta terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco.
A Turquia quer que a Finlândia declare publicamente que está a suspender o embargo de armas a Anacara para obter a sua aprovação de Ancara para aderir à NATO, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros turco.
Lusa | 14:46 - 06/12/2022
Ataque ucraniano em Donetsk provoca pelo menos seis mortos e 10 feridos
Lusa | há 1 mês
Pelo menos seis civis morreram e outros 10 ficaram feridos num ataque com mísseis ucranianos contra a cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia e controlada pelos separatistas russófonos desde 2014, indicaram, esta terça-feira as autoridades locais.
Pelo menos seis civis morreram e outros 10 ficaram feridos num ataque com mísseis ucranianos contra a cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia e controlada pelos separatistas russófonos desde 2014, indicaram hoje as autoridades locais.
Lusa | 15:11 - 06/12/2022
Rússia pede mandado de detenção para 'vices' ucranianas
Teresa Banha | há 1 mês
O Serviço Federal de Segurança na Rússia pediu às autoridades judiciais para emitirem um mandado de detenção em nome da vice-primeira-ministra da Ucrânia e a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros.
"O tribunal recebeu uma solicitação dos investigadores para uma medida de detenção 'in absentia' contra Irina Andreevna Vereshchuk e Emine Aiyarovna Dzhaparova", cita a agência TASS, referindo que as responsáveis terão cometido de crimes de violação relacionados com a integridade territorial da Rússia. "Foram colocadas numa lista de procurados internacionais", explica a agência.
Os investigadores pediram que as autoridades coloquem as duas mulheres sob custódia policial a partir do momento em que sejam realmente detidas, extraditadas ou deportadas para território russo. De acordo com a agência TASS, as duas responsáveis podem ser condenadas até dez anos de prisão.
Nova troca de prisioneiros de guerra entre Kyiv e Moscovo
Lusa | há 1 mês
As autoridades da Rússia e da Ucrânia efetuaram, esta terça-feira, uma nova troca de prisioneiros de guerra, desta vez envolvendo 120 militares, indicou o assessor da presidência ucraniana, Andrei Yermak, citado pela agência noticiosa ucraniana Ukrinform.
Rússia vai tomar medidas contra ataques de Kyiv com drones
Teresa Banha | há 1 mês
A Rússia está a tomar "medidas pertinentes" para proteger as suas instalações de ataques de drones de Kyiv, anunciou, esta terça-feira, a presidência russa, poucas horas depois de ter denunciado que um ataque provocou um incêndio num aeroporto.
A Rússia está a tomar "medidas pertinentes" para proteger as suas instalações de ataques de drones de Kiev, anunciou hoje a presidência russa, poucas horas depois de ter denunciado que um ataque provocou um incêndio num aeroporto.
Lusa | 12:49 - 06/12/2022
Especialistas russos criticam ineficácia perante ataques ucranianos
Lusa | há 1 mês
Especialistas russos criticaram na segunda-feira as suas Forças Armadas por não terem sido capazes de antecipar os ataques de 'drones' contra bases aéreas na Rússia alegadamente cometidos pelas forças ucranianas.
Especialistas militares russos criticaram esta segunda-feira as suas Forças Armadas por não terem sido capazes de antecipar os ataques de 'drones' contra bases aéreas na Rússia alegadamente cometidos pelas forças ucranianas.
Lusa | 13:44 - 06/12/2022
Hospital ucraniano falsificou fichas de bebés para os salvar dos russos
Teresa Banha | há 1 mês
Horas depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia, em fevereiro, os profissionais de saúde de um hospital infantil da cidade de Kherson começaram a delinear, secretamente, um plano para salvar os bebés órfãos que ali estavam internados.
Conta a Associated Press (AP) que, já na altura, se ouvia falar que os russos raptavam crianças órfãs na Ucrânia para as enviar para a Rússia. Por isso, os médicos da unidade hospitalar em questão decidiram alterar os registos médicos dos bebés ali internados para parecerem mais doentes do que realmente estavam.
Saiba mais aqui:
De acordo com a AP, a Rússia já raptou mais de mil crianças da Ucrânia.
Notícias ao Minuto | 11:50 - 06/12/2022
Zelensky visita tropas na frente de batalha na região de Donetsk
Teresa Banha | há 1 mês
O presidente da Ucrânia visitou, esta terça-feira, as tropas que estão a combater contra a Rússia em Slovyansk, na região separatista de Donetsk. A visita decorre no âmbito do Dia das Forças Armadas, que é assinalado hoje.
"Por três décadas, oito anos, nove meses e dias têm vindo a defender o nosso Estado. Vamos sempre lembrar-nos deste feito", escreveu Volodymyr Zelensky na sua conta de Telegram.
"O leste da Ucrânia é a zona mais difícil agora. E sinto-me honrado de estar aqui com os nossos defensores - em Donbass. Acredito que numa prózima vez vamos encontrar-nos no nosso Donetsk e Lugansk ucraniano, e tenho a certeza de que também com a Crimeia", rematou, numa outra publicação.
Pelo menos 443 crianças ucranianas morreram desde que a guerra começou
Teresa Banha | há 1 mês
A Procuradoria-Geral da Ucrânia anunciou, esta terça-feira, que desde que a guerra começou no país morreram, pelo menos, 443 crianças e outras 853 ficaram feridas.
"O número de crianças mortas e feridas é maior, dado que estes dados não incluem os números de vítimas que estão em território ocupado pela Rússia", ressalvam os responsáveis, citados pelo Kyiv Independent.
Ainda de acordo com os responsáveis, pelo menos uma criança com um ano morreu devido aos ataques massivos da Rússia que ocorreram, na segunda-feira, por todo o país.
Força Aérea ucraniana alerta que ataque massivo pode não ter acabado
Teresa Banha | há 1 mês
O porta-voz da Força Aérea da Ucrânia avisou, esta terça-feira, que os ataques massivos de ontem se podem repetir.
"Hoje pode m repeti-los. Primeiro, é feriado [Dia das Forças Armadas da Ucrânia]. Depois, vemos esta dinâmica em ataques como nos dias 10 e 11 de outubro, e 17 e 18 do mesmo mês, nos quais houve continuação do 2.º dia. No dia seguinte lançaram menos ataques, mas ainda atacaram", explicou Yurii Ihnat em declarações emitidas na televisão pública ucraniana Suspilne.
O responsável avisou ainda, de acordo com o site ucraniano Pravda, que os ucranianos deviam estar conscientes de que isto poderá acontecer, mas ao mesmo tempo não ficar em pânico "e manter a cabeça fria".
Clientes de banco russo sem fazer 'login' nas contas após ciberataque
Teresa Banha | há 1 mês
O banco estatal VTB anunciou, esta terça-feira, que foi alvo do maior ciberataque desde a sua fundação. De acordo com a informação, citada pela Reuters, os clientes não estão a conseguir aceder às suas contas a partir das aplicações no telemóvel e websites. a
"Atualmente, a infraestrutura tecnológica da VTB está sob um ciberataque internacional. Este não só é o maior ciberataque deste ano, como também desde a sua fundação", escreveram os responsáveis em comunicado citado pela Reuters.
Zelensky reafirma recusa em assinar acordo de paz com Rússia
Lusa | há 1 mês
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reafirmou, esta terça-feira, a sua recusa em assinar um acordo de paz com a Rússia, alegando que o líder russo, Vladimir Putin, acabará por não cumprir com o compromisso, citando um exemplo de 1994.
Canal russo na Letónia considera absurdo cancelamento de licença
Lusa | há 1 mês
A televisão independente russa Dojd considerou, esta terça-feira, "injustas e absurdas" as acusações que levaram ao cancelamento da sua licença de transmissão na Letónia, onde a estação se exilou depois de fugir da Rússia.
A televisão independente russa Dojd considerou hoje "injustas e absurdas" as acusações que levaram ao cancelamento da sua licença de transmissão na Letónia, onde a estação se exilou depois de fugir da Rússia.
Lusa | 10:33 - 06/12/2022
Rússia continuará a fortalecer laços com China, Índia, Irão e Turquia
Teresa Banha | há 1 mês
A Rússia continuará a fortalecer os seus laços com China, Índia, Irão, Turquia e outros países que "valorizam a sua soberania" e "rejeitam a russofobia", afirmou, esta terça-feira, um conselheiro do Kremlin.
A Rússia continuará a fortalecer os seus laços com China, Índia, Irão, Turquia e outros países que "valorizam a sua soberania" e "rejeitam a russofobia", afirmou hoje um conselheiro do Kremlin.
Lusa | 10:01 - 06/12/2022
Rússia rejeita falar com EUA, mas diz que paz a longo prazo é necessária
Teresa Banha | há 1 mês
O porta-voz do Kremlin disse, esta terça-feira, que "não há hipótese" de falar com o governo dos Estados Unidos (EUA) agora. A informação é avançada pela Sky News, que diz ainda que o mesmo responsável russo defendeu que a paz a longo prazo era necessária.
"Quanto à possibilidade de algum tipo de negociação, não vemos isso a acontecer neste momento", defendeu Dmitry Peskov em conferência de imprensa.
As declarações surgirão depois de o secretários de Estado dos EUA dizer que Moscovo poderia estar à procura de uma "rampa" para descansar, reagrupar e voltar a atacara Ucrânia. "Uma das coisas que se imaginam é a Rússia a encontrar uma rampa para a saúde", disse Antony Blinken.
"Aquilo a que nós temos que assistir é uma paz duradoura, não uma paz falsa", disse o responsável norte-americano.
Opositora bielorrussa volta para prisão após cirurgia de emergência
Teresa Banha | há 1 mês
A bielorrussa Maria Kolesnikova regressou à prisão depois de uma cirurgia de emergência a que teve de ser submetida devido de uma úlcera gástrica, informaram, esta terça-feira, fontes próximas da opositora do regime do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.
A bielorrussa Maria Kolesnikova regressou à prisão depois de uma cirurgia de emergência a que teve de ser submetida devido de uma úlcera gástrica, informaram hoje fontes próximas da opositora do regime do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.
Lusa | 09:03 - 06/12/2022
Zaporíjia. MNE russo rejeita ideia de perderem controlo da central
Teresa Banha | há 1 mês
A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Rússia rejeitou, na segunda-feira, a possibilidade de o controlo da central nuclear de Zaporizhzhia (Zaporíjia) sair das mãos do pais.
"Tirar a central do controlo da Rússia ou passá-lo para uma entidade externa está fora de questão. A central está em território russo e o país controla totalmente o local. Acreditamos que apenas nós conseguimos manter a segurança nuclear no local", defendeu Maria Zakharova, quando questionada sobre esta possibilidade.
Os jornalistas questionaram ainda a responsável sobre uma possível ida do diretor da Agência Internacional de Energia Atómica ao país, e Zakharova respondeu que do lado de Rafael Grossi há interesse. "No entanto, não há ainda datas específicas para uma visita", explicou, de acordo com uma nota no site do MNE.
a a
"Vão ganhar pelos nossos valores", assinala Roberta Metsola
Teresa Banha | há 1 mês
A presidente do parlamento Europeu assinalou, esta terça-feira, o Dia das Forças Armadas da Ucrânia, que este ano ganha um valor 'especial' dado o combate ativo que os militares estão a ter nos últimos nove meses.
"Vão ganhar. Vão ganhar pelos vosso heróis que já não estão. Pelas vossas crianças. Pela vossa liberdade. Pelos nosso valores. Pela Ucrânia. Pela Europa", disse Roberta Metsola numa mensagem partilhada no Twitter.
Podolyak assinala Dia das Forças Armadas
Notícias ao Minuto | há 1 mês
O principal conselheiro da presidência da Ucrânia assinalou, esta terça-feira, o Dia das Forças Armadas, que se sinaliza hoje.
"Disseram-lhes: 'Têm uma hipótese num milhão e não vão aguentar mais de três dias'", começou por escrever Mykhaylo Podolyak numa publicação partilhada no Twitter, sublinhando que os membros das Forças Armadas "se riram". "As Forças Armadas são a prova: não importa quem está contra ti. Importam os teus valores. Parabéns às Forças Armadas da Ucrânia", rematou.
Ucrânia assinala 105 anos de Forças Armadas no país
Teresa Banha | há 1 mês
A Ucrânia assinala, esta terça-feira, o Dia Forças Armadas da Ucrânia, cuja fundação foi a 29 de março de 1917.
Para ilustrar os 105 anos da defesa do país, os responsáveis - que há mais de nove meses voltaram a combater ativamente por todo o país - e publicaram uma música no Facebook.
"O nosso exército provou ao mundo inteiro, e, mais importante, aos ucranianos, o seu valor, honra, coragem e habilidade de proteger a nação", escrevem na rede social. "Com esta música, os músicos da orquestra e o autor, Alexander Klec, parabenizam todos os defensores da Ucrânia e aqueles que estão á sua espera", rematou.
Ouça abaixo:
Ucrânia atacou 'coração' das bases militares russas?
Teresa Banha | há 1 mês
Os serviços secretos do Reino Unido explicaram, esta terça-feira, que Moscovo deverá considerar que as explosões em aeródromos russo, levadas a cabo ontem, são um falhanço para o país.
De acordo com o relatório diário emitido pelo Ministério da Defesa britânico, é provável que os responsáveis pelos locais avancem com sanções dentro das unidades, dado que, a confirmar-se que foi a Ucrânia - como a Rússia acusa -, este será um ataque de grande alcance, já que uma das bases aéreas dista 600 km do território controlado pela Ucrânia.
A base em questão, Engels, tem cerca de 30 bombardeiros e é a principal zona de operações da Rússia ocidental. De acordo com os secretos, o mais provável é que os aviões sejam deslocados para outras bases. Também é a partir de Engels que mísseis têm sido usados para atacar a Rússia.
Regulador cancela licença de emissão de televisão russa na Letónia
Lusa | há 1 mês
O Conselho Nacional dos Meios de Comunicação Eletrónicos da Letónia (NEPLP) anunciou, esta terça-feira, que decidiu cancelar a licença de emissão da TV Rain, um canal de televisão russo que apelou à luta contra a Ucrânia.
O Conselho Nacional dos Meios de Comunicação Eletrónicos da Letónia (NEPLP) anunciou hoje que decidiu cancelar a licença de emissão da TV Rain, um canal de televisão russo que apelou à luta contra a Ucrânia.
Lusa | 08:15 - 06/12/2022
Primeira cimeira UE-Balcãs Ocidentais na região decorre esta terça-feira
Lusa | há 1 mês
A primeira cimeira da União Europeia (UE) com os Balcãs Ocidentais na região decorre, esta terça-feira, na capital albanesa, em Tirana, com o foco nos impactos da guerra na Ucrânia e da crise energética, visando um "novo dinamismo" diplomático.
A primeira cimeira da União Europeia (UE) com os Balcãs Ocidentais na região decorre hoje na capital albanesa, em Tirana, com o foco nos impactos da guerra na Ucrânia e da crise energética, visando um "novo dinamismo" diplomático.
Lusa | 06:29 - 06/12/2022
Incêndio em tanque de combustível em Kusrk? Culpa é de Kyiv, acusa Rússia
Teresa Banha | há 1 mês
O governador local de Kursk, na Rússia, disse, esta terça-feira, que um ataque com drones incendiou um tanque de combustível neste local. "Não há feridos. O fogo está localizado. Os serviços de emergência estão no local", explicou Roman Starovoyt numa mensagem no Telegram.
As acusações de Moscovo surgem no dia seguinte ao país ter dito que a Ucrânia tinha atacado outros dois aeródromos, agressões na sequência das quais terão morrido três pessoas.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o fumo que sai da zona que o governador diz ter sido atacada por drones ucranianos:
Ataques continuam na manhã desta sexta-feira em Zaporizhzhia
Teresa Banha | há 1 mês
O chefe da administração regional militar de Zaporizhzhia (Zaporíjia) anunciou, esta terça-feira, que a Rússia continua a atacar esta zona da Ucrânia. De acordo com o que Oleksandr Starukh escreveu no Telegram, não há registo de feridos e o ataque aconteceu ao início desta manhã.
Os ataques atingiram gravemente infraestruturas e edifícios residenciais, explicou o responsável, no Telegram.
Para recordar
Notícias ao Minuto | há 1 mês
- Operadora de eletricidade anuncia cortes de emergência em toda a Ucrânia. A operadora de eletricidade ucraniana Ukrenergo avisou, na segunda-feira, que vai ser preciso realizar cortes de energia de emergência em toda a Ucrânia, devido aos mais recentes ataques russos.
- Duas bases aéreas russas atacadas por 'drones' ucranianos, alega Moscovo. O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que duas bases aéreas situadas no centro do país foram, na segunda-feira, atacadas por 'drones' (aeronaves não-tripuladas) ucranianos, fazendo três mortos.
- Embaixada da Ucrânia em Lisboa recebeu dois envelopes suspeitos. A embaixada da Ucrânia em Lisboa recebeu hoje à tarde dois envelopes suspeitos, tendo chamado a PSP que está no local com meios da Unidade Especial de Polícia, disse à Lusa fonte policial.
- Moldova sofre 'apagão' após ataques russos na Ucrânia. A empresa nacional de energia da Moldova, Moldelectrica, indicou hoje que o sistema elétrico do país está a sofrer perturbações após uma nova vaga de ataques de mísseis russos contra a vizinha Ucrânia.
Início de acompanhamento
Notícias ao Minuto | há 1 mês
Bom dia. Iniciamos na manhã desta terça-feira um novo registo AO MINUTO sobre as principais notícias da guerra na Ucrânia. Pode recordar a cobertura de segunda-feira aqui:
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.
Notícias ao Minuto | 07:53 - 05/12/2022
Comentários
Regras de conduta dos comentários