Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Eleitores da Georgia decidem hoje último assento do Senado dos EUA

Os eleitores do estado norte-americano da Georgia escolherão hoje entre o Democrata Raphael Warnock e o Republicano Herschel Walker para ocupar o último assento vago no Senado, após nenhum dos candidatos ter alcançado a maioria nas últimas intercalares.

Eleitores da Georgia decidem hoje último assento do Senado dos EUA
Notícias ao Minuto

07:07 - 06/12/22 por Lusa

Mundo EUA

O senador em exercício, o reverendo Democrata Raphael Warnock, enfrentará novamente a ex-estrela de futebol americano Herschel Walker, apoiado por Donald Trump, desta vez numa votação sem um terceiro candidato.

O controlo do Senado não depende desta eleição, uma vez que os Democratas já garantiram a maioria através dos 50 assentos que conseguiram nas intercalares, que se juntam ao voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris.

Contudo, um assento adicional daria aos Democratas mais influência na câmara alta do Congresso.

O resultado de hoje também será um teste inicial à recém-lançada campanha presidencial de Donald Trump para 2024, uma vez que o ex-chefe de Estado declarou abertamente apoio a Herschel Walker.

Com um perfil controverso, Walker é um ex-atleta de futebol americano que foi duramente criticado na campanha para as intercalares após se ter posicionado firmemente contra o aborto, apesar de duas mulheres o acusarem de financiar as suas interrupções de gravidez.

Já Warnock, apoiado pelo ex-presidente Barack Obama e à procura da reeleição, é um pastor da igreja de Martin Luther King Jr. e primeiro senador afro-americano da Georgia.

Em dois anos, esta é a quarta campanha de Warnock, que concorreu pela primeira vez em 2020 contra o senador Republicano Kelly Loeffler para concluir o mandato do ex-senador Johnny Isakson. Esta corrida foi a uma segunda volta em janeiro de 2021, da qual o Democrata saiu vencedor.

Até ao momento, foram realizadas poucas sondagens sobre esta segunda volta, mas um levantamento feito pela CNN e divulgado na sexta-feira a mostrar Warnock com uma vantagem estreita sobre Walker, de 52% contra 48%, respetivamente.

Ambos os candidatos esperam um resultado próximo na eleição de hoje, num estado bastante dividido.

Warnock obteve cerca de 37 mil votos mais do que Walker na primeira volta de 08 de novembro. No entanto, o Democrata ficou aquém da maioria, o que exigiu esta segunda volta.

Os eleitores na Geórgia podem votar de três maneiras: por correio, pessoalmente durante a votação antecipada e pessoalmente no dia da eleição.

De acordo com a imprensa norte-americana, mais de 1,8 milhões de georgianos já votaram antecipadamente, 26% menos do que haviam votado na primeira volta, quando a participação tende a ser maior.

Esta é a quinta vez em quatro anos que os cidadãos da Georgia irão às urnas - quatro vezes para eleições intercalares e uma para as presidenciais. Isso deve-se a uma peculiaridade na lei eleitoral do estado que exige que os candidatos vencedores para cargos estaduais nas eleições gerais não apenas obtenham mais votos do que todos os outros, mas pelo menos 50% dos votos expressos.

Leia Também: Democratas e Republicanos disputam último lugar no Senado dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório