Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

China reforça projeto da Nova Rota da Seda com participação da Argélia

A Argélia e a China assinaram hoje um documento para a concretização do envolvimento do Estado africano no projeto chinês conhecido como 'A Nova Rota da Seda', designado em Inglês como 'One Belt, One Road'.

China reforça projeto da Nova Rota da Seda com participação da Argélia
Notícias ao Minuto

23:57 - 05/12/22 por Lusa

Mundo China

O Ministério dos Negócios Estrangeiros argelino informou, em comunicado, que a cerimónia, realizada por via virtual, contou com o seu titular, Ramtane Lamamra, e o presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, He Lifeng.

Estes dirigentes assinaram um acordo de cooperação trienal, para o período 2022-2024, focado nas principais áreas económicas comuns.

Esta cerimónia, que ocorreu pouco antes da primeira sessão da Cimeira Sino-Árabe, desenrolou-se "no caro da consolidação da associação estratégica global em curso entre a Argélia e a República Popular da China e do fortalecimento das relações históricas entre os dois países amigos em vários campos", segundo o documento.

Há um mês, os dois Estados tinham assinado o II Plano Quinquenal de Cooperação Estratégica Global 2022-2026.

As relações sino-argelinas estão a desenrolar-se desde que em 2014 assinaram um acordo similar e, quatro anos depois, a Argélia juntou-se ao projeto chinês da Nova Rota da Seda.

Em novembro, o presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, apresentou a candidatura do seu Estado a membro dos BRICS, bloco integrado por Brasil, Federação Russa, Índia, China e África do Sul, também designado por BRICAS, depois de em setembro na ONU, em Nova Iorque, o seu homólogo chinês ter apoiado esta pretensão.

Leia Também: China poderá voltar a sediar fórum sobre Nova Rota da Seda em 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório