Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Clima. UE crê que vai resolver problemas face a protecionismo dos EUA

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia (CE) manifestou hoje confiança de que o bloco vai "resolver" os seus problemas com os Estados Unidos, devido ao grande plano climático de Joe Biden, que privilegia os produtos "made in USA".

Clima. UE crê que vai resolver problemas face a protecionismo dos EUA
Notícias ao Minuto

21:47 - 05/12/22 por Lusa

Mundo Clima

"Podemos consertar as coisas que nos preocupam. Já mostramos isso no passado e mostraremos novamente agora", destacou Margrethe Vestager, após uma reunião com autoridades norte-americanas no âmbito do Conselho de Comércio e Tecnologia (TTC, em inglês) entre as duas potências, que decorreu hoje na Universidade de Maryland (EUA).

A comissária europeia para a Era Digital salientou ainda que o mais importante é que os norte-americanos "querem lutar contra as alterações climáticas".

Também o comissário europeu para o Comércio, Valdis Dombrovskis, garantiu que saíram do encontro com os parceiros norte-americanos "um pouco mais otimistas do que quando entraram", embora tenha deixado claro que ainda há muito trabalho pela frente.

A Lei de Redução da Inflação (IRA), uma regulamentação ambiciosa que prevê investimentos milionários em energia verde, tem enfrentado a oposição de várias potências europeias, como França e Alemanha, que argumentam que os seus subsídios para veículos elétricos e componentes "made in USA" significa um bloqueio às empresas da UE do mercado dos EUA, colocando-as em desvantagem.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, mostrou-se na semana passada a favor de uma revisão da lei para procurar acomodar as ambições europeias, durante uma reunião com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron.

No entanto, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, esclareceu posteriormente que Biden não se referia de forma alguma a fazer mudanças no texto, aprovado em agosto por uma maioria democrata muito apertada.

Permanece, ainda assim, a possibilidade de que sejam estabelecidas "exceções" para as empresas europeias, como sugeriu Macron.

Joe Biden pretende, em particular, impulsionar o setor dos veículos elétricos, com o objetivo de aumentar o emprego industrial, a transição energética e a competição tecnológica com a China.

O plano lançado por Joe Biden prevê quase 375 mil milhões de dólares (368,9 mil milhões de euros) em programas climáticos e de energia destinados a ajudar o país a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 40% até 2030.

Em relação ao ambiente, o projeto de lei injetará quase 375 mil milhões de dólares ao longo da década, o que para os consumidores significa benefícios fiscais para a compra de veículos elétricos.

Na sequência da polémica, a UE e os EUA lançaram um grupo de trabalho específico para tentar resolver estas questões, que continuará a reunir num futuro próximo.

"Prometemos avançar juntos, não às custas um do outro, mas para nosso benefício mútuo", sublinhou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, no final da reunião.

Durante o encontro, o terceiro desde que o TTC foi estabelecido em 2021 entre a UE e os EUA para discutir questões comerciais e tecnológicas, as duas potências concordaram em trabalhar juntas em diferentes áreas-chave para o comércio mundial, como na produção de semicondutores, investigação em Inteligência Artificial ou na promoção de veículos elétricos.

A esse respeito, ambas as partes concordaram em partilhar informações sobre subsídios públicos para a fabrico de semicondutores, a fim de evitar uma corrida por subsídios, e propuseram um acordo sobre um padrão internacional de megawatts para carregar veículos elétricos pesados.

As duas potências também se comprometeram a financiar a ligação de mil escolas públicas e residências na Jamaica à fibra ótica, e lançar um projeto semelhante no Quénia, com o objetivo de promover o acesso gratuito à Internet de acordo com os "valores" ocidentais.

Leia Também: Itália sofreu mais de 30 eventos climáticos extremos no fim de semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório