Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ataque no Níger provoca morte de guarda-florestal e um desaparecimento

Um guarda-florestal morreu e um polícia continua desaparecido em consequência do ataque perpetrado hoje de manhã contra um posto de controlo policial em Say, município da região de Tillabéri, no Níger, segundo uma fonte do setor da segurança.

Ataque no Níger provoca morte de guarda-florestal e um desaparecimento
Notícias ao Minuto

19:22 - 05/12/22 por Lusa

Mundo Níger

"Os assaltantes armados, que chegaram de surpresa e em número indeterminado em motocicletas, abriram fogo contra os efetivos do posto, que ripostaram, repelindo-os após alguns minutos de fogo cruzado", disse a fonte, citada pela agência Efe, que acrescentou haver a registar um morto entre os atacantes.

Segundo a fonte, os militares baseados na zona lançaram então uma campanha contra os agressores "para os capturar e neutralizar".

Desde o fim da campanha agrícola, em meados de outubro, recomeçaram os ataques armados na região de Tillabéri, assolada desde 2017 pela insegurança atribuída a grupos terroristas baseados na chamada zona das três fronteiras partilhadas pelo Burkina Faso, Mali e Níger.

Em 2 de dezembro, uma aldeia perto de Kokorobey Daouda Koira, na comuna rural de Mangaïzé (departamento de Ouallam), foi atacada por assaltantes fortemente armados que chegaram à localidade em sete motocicletas.

"Os atacantes executaram friamente quatro aldeões antes de incendiar nove cabanas e, quando se retiraram, levaram as roupas e outros pertences das vítimas", disse a fonte de segurança.

Alertado sobre o ataque, o destacamento da Guarda Nacional estacionado em Mangaizé enviou uma missão de cinco viaturas ao local, onde deteve um jovem de 22 anos e mais quatro pessoas por suspeita de cumplicidade no ataque.

A revista corporal aos detidos revelou que o chefe da aldeia e o seu principal cúmplice usavam coletes à prova de bala e talismãs e tinham 1.420.000 e 38.000 francos cfa (2.170 e 48 euros), respetivamente.

O ataque de hoje ocorre menos de um mês depois do que visou o posto de Tamou (departamento de Say) e provocou a morte de dois polícias.

Leia Também: Candidato presidencial na Nigéria alerta para violência eleitoral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório