Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente de Israel visita os Emirados e reúne-se com homólogo

O Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohamed bin Zayed al Nahyan, recebeu hoje na sua residência privada em Abu Dhabi o homólogo israelita Isaac Herzog para abordar as relações bilaterais e reforçar a cooperação entre os dois países.

Presidente de Israel visita os Emirados e reúne-se com homólogo
Notícias ao Minuto

19:10 - 05/12/22 por Lusa

Mundo Israel

De acordo com um comunicado do gabinete presidencial israelita, Bin Zayed afirmou que a visita do líder do Estado judaico "significa muito" porque os dois países estão "a tentar construir uma forte ponte", uma prova que "os acordos de Abraão estão a conseguir os seus objetivos".

Por sua vez, Isaac Herzog definiu os EAU como "um eixo fundamental no movimento em direção à paz na região", assegurando que "os acordos de Abraão são um consenso nacional no Estado de Israel, para todos os partidos e para todas as fações da política israelita".

O Presidente de Israel disse que, dois anos após a assinatura dos acordos de Abraão -- ao abrigo dos quais os EAU e Israel estabeleceram relações e que foram mediados pelos Estados Unidos -, é agora necessário "garantir velocidade de cruzeiro, o que significa melhorar ainda mais a relação, fortalecê-la e atrair mais nações" a estes acordos, mas sem precisar eventuais futuros passos.

O encontro ocorreu poucas horas após o regresso do chefe de Estado dos Emirados da sua primeira viagem a Doha desde que em 2021 foi suspenso o boicote diplomático de três anos que quatro países árabes (EAU, Bahrein, Arábia Saudita e Egito) impuseram ao Qatar após o terem acusado de "patrocinar o terrorismo", entre outras alegações.

No domingo, decorreu um encontro entre o Presidente israelita e o rei do Bahrein Hamad bin Isa Al-Khalifa, na primeira visita oficial de Herzog ao Bahrein após o estabelecimento mútuo de relações diplomáticas em setembro de 2020.

Na perspetiva israelita, o objetivo destas visitas consiste em consolidar as relações com estes países árabes com quem o Estado judaico estabeleceu relações comerciais multimilionárias apesar do descontentamento das populações árabes, que se mantêm solidárias com a causa palestiniana.

Leia Também: Palestiniano morto por forças israelitas na Cisjordânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório