Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Nicolás Maduro recorda Nelson Mandela no nono aniversário da sua morte

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recordou hoje o ex-Presidente da África do Sul e prémio Nobel da Paz Nelson Mandela, no nono aniversário da sua morte, afirmando que o seu legado continua presente.

Nicolás Maduro recorda Nelson Mandela no nono aniversário da sua morte
Notícias ao Minuto

17:14 - 05/12/22 por Lusa

Mundo Venezuela

"Nelson Mandela, líder mundial na luta contra o racismo e a favor dos direitos humanos, morreu há nove anos, mas continua presente, guiando a luta dos povos que defendem a justiça, a liberdade e a igualdade contra a subjugação e a opressão", escreveu o líder venezuelano na rede social Twitter.

Nelson Mandela foi o primeiro Presidente negro da África do Sul (1994-1999) e morreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, após uma longa convalescença devido a problemas respiratórios.

Passou 27 anos encarcerado nas prisões do regime sul-africano de 'apartheid' e tornou-se o grande ícone da luta contra o poder para o mundo.

Após sua libertação em 1990, Mandela liderou, juntamente com o último Presidente do regime segregacionista, Frederik De Klerk, uma complexa transição para a democracia, na qual defendeu que a reconciliação e a paz deveriam marcar a nova era, apesar de mais de três séculos de dominação racista.

Mandela e De Klerk receberam o Nobel da Paz "em reconhecimento do seu trabalho pelo fim pacífico do regime de apartheid e por estabelecer as bases para uma nova África do Sul democrática", disse então o comité do prémio.

Leia Também: Antigo presidente Jacob Zuma diz estar disponível para servir o ANC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório