Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Espanha. Diplomatas da Ucrânia recebem mais 3 cartas com olhos de animais

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano ressalvou que o caso está a ser investigado.

Espanha. Diplomatas da Ucrânia recebem mais 3 cartas com olhos de animais
Notícias ao Minuto

17:01 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A polícia espanhola apreendeu, esta segunda-feira, três novos envelopes com olhos de animais, endereçados à Embaixada da Ucrânia em Madrid, ao Consulado Geral da Ucrânia em Barcelona, e ainda ao Consulado daquele país em Málaga.

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Oleg Nikolenko, que ressalvou que o caso está a ser investigado.

"No total, já temos 21 casos de ameaças contra Embaixadas e Consulados ucranianos em 12 países", apontou, na sua página da rede social Facebook, recordando que, tal como havido dito o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, "os diplomatas ucranianos não devem ser intimidados".

"Continuaremos a trabalhar de forma eficaz para proteger a Ucrânia do inimigo", rematou.

Recorde-se que “pacotes sangrentos” com olhos de animais foram, na última semana, entregues nas embaixadas ucranianas em Espanha, na Hungria, nos Países Baixos, na Polónia, na Croácia, em Itália, e em Áustria. Além disso, os Consulados Gerais em Nápoles e em Cracóvia, bem como o Consulado em Brno, foram, também, alvos.

A onda de envios ameaçadores teve início com a entrega de um pacote com um engenho explosivo endereçado ao embaixador ucraniano em Madrid, a 30 de novembro. Um funcionário que abriu a carta ficou ferido numa mão.

Pacotes semelhantes foram entregues não só à Embaixada dos Estados Unidos em Madrid, mas também ao primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e à ministra da Defesa, Margarita Robles.

A base aérea de Torrejon de Ardoz, em Madrid, que fornece informações às Forças Armadas da Ucrânia, e a sede da fabricante espanhola de armas Instalaza, que produz lançadores de foguetes fornecidos àquele país, foram outros dos alvos.

Leia Também: Registadas 17 cartas com explosivos ou partes de animais em embaixadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório