Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Mali. Anunciado regresso de Choguel Maïga ao cargo de primeiro-ministro

O Governo do Mali, constituído por militares, anunciou hoje o regresso ao cargo de primeiro-ministro Choguel Kokalla Maïga, afastado desde agosto na sequência de um acidente cardiovascular aos 64 anos.

Mali. Anunciado regresso de Choguel Maïga ao cargo de primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

15:49 - 05/12/22 por Lusa

Mundo Mali

"Após quase quatro meses de descanso médico, o primeiro-ministro Choguel Kokalla Maïga retoma o serviço hoje", anunciou o Governo na rede social Facebook.

Maïga, um civil e veterano da política nomeado primeiro-ministro em junho de 2021, reunir-se-á hoje com o coronel Abdoulaye Maïga, que assumiu interinamente o cargo de chefe de governo.

O regresso de Choguel Kokalla Maïga foi objeto de especulação durante vários dias.

Os objetivos deste regresso bem como as suas implicações são ainda desconhecidos face à dinâmica interna da junta envolta no maior segredo.

O chefe da junta militar no poder, coronel Assimi Goïta, levantou um pré-requisito para esse retorno no domingo, revogando o decreto que havia nomeado o coronel Abdoulaye Maïga como primeiro-ministro interino em agosto.

Este período não marcou nenhuma rutura ou mudança significativa na trajetória seguida pela junta, no poder após o golpe de Estado de agosto de 2020 e confirmado por um segundo em maio de 2021.

Acredita-se que as grandes decisões sejam tomadas em um círculo restrito dominado pelos militares, fora da sede do Governo.

À frente do Governo durante três meses e meio, o coronel Maïga seguiu os passos do seu homónimo.

Os dois homens são os rostos da rutura consumada a partir de maio de 2021 com a antiga aliada França e seus parceiros ocidentais, e da reorientação militar e política para a Rússia.

Desde 2012 que o Mali é epicentro da propagação do fundamentalismo islâmico e uma profunda crise política, económica e humanitária.

Leia Também: Exército do Mali reivindica morte de 53 alegados terroristas num mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório