Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

'Goblin mode' eleita palavra do ano pelos Dicionários Oxford

Mais de 300 mil pessoas participaram na votação.

'Goblin mode' eleita palavra do ano pelos Dicionários Oxford
Notícias ao Minuto

15:58 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Palavra do Ano

Depois de, pela primeira vez, a votação da palavra do ano dos dicionários britânicos Oxford ter sido aberta ao público, eis que chegou o dia de anunciar o vencedor. ‘Goblin mode’ (modo goblin) foi o termo escolhido pelos internautas, numa votação que contou com mais de 300 mil apostas.

Por seu turno, ‘metaverse’ (metaverso) ocupou o segundo lugar do pódio, enquanto ‘#IStandWith’ (‘#euapoio’) ficou no terceiro lugar.

“Esperávamos que o público gostasse de participar no processo, mas este nível de envolvimento com a campanha apanhou-nos totalmente de surpresa. A força da resposta destaca a importância do nosso vocabulário para entender quem somos e processar o que está a acontecer no mundo ao nosso redor”, destacou Casper Grathwohl, presidente da Oxford Languages.

O responsável foi mais longe, considerando que, depois de um ano marcado pela guerra na Ucrânia, o termo ‘goblin mode’ é “relevante para todos nós, que nos sentimos um pouco sobrecarregados”.

É um alívio reconhecer que nem sempre somos o ‘eu’ idealizado e curado que somos encorajados a apresentar nos nossos feeds do Instagram e do TikTok. Isso foi demonstrado pela ascensão dramática de plataformas como o BeReal, onde os utilizadores compartilham imagens de si mesmos sem edição, muitas vezes a capturar momentos autoindulgentes no ‘modo goblin’. As pessoas estão a abraçar o seu ‘goblin’ interior”, disse.

Recorde-se que, segundo os dicionários, os termos que foram a votos aplicam-se ao ano de 2022 de diferentes formas.

A entidade explicou que ‘goblin mode’ é um “conceito relativamente novo”, baseando-se na ideia da “rejeição das expectativas que a sociedade coloca sobre nós, em detrimento daquilo que queremos fazer”. Ainda que o uso do termo remonte a 2009 e 2010, este ano passou a aplicar-se à rejeição de “voltar ao normal”, particularmente depois de uma citação falsa da modelo e atriz Julia Fox, que teria usado a frase para se referir ao fim da relação com o rapper Kanye West.

Por sua vez, ‘metaverse’ representa “o futuro conceptual trazido para o vernáculo em 2022”, tendo o uso desta palavra quadruplicado “em outubro de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado".

Finalmente, a hashtag ‘#IStandWith’ “reconhece o ativismo e a divisão que caracterizaram este ano”, dando como exemplo a guerra na Ucrânia e o processo que colocou os atores Johnny Depp e Amber Heard frente a frente em tribunal. “Esta 'palavra' cunhada nas redes sociais para alinhar as opiniões a uma causa ou pessoa pode, muitas vezes, fomentar ainda mais a disputa (e às vezes até o discurso de ódio) na sua natureza polarizadora”, salientou.

De notar que a palavra ‘vax’ (diminutivo de vacina, em português) foi eleita palavra do ano de 2021, assinalando o aumento da vacinação contra a Covid-19.

Leia Também: Dicionários Oxford 'abrem' escolha da palavra do ano ao público

Recomendados para si

;
Campo obrigatório