Meteorologia

  • 29 JANEIRO 2023
Tempo
10º
MIN 4º MÁX 12º

Vídeo. Ponte da Crimeia reabre ao tráfego e conta com visita de Putin

Putin percorreu a ponte de carro e conversou com trabalhadores que se encontravam a reparar as instalações.

Notícias ao Minuto

15:26 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou, esta segunda-feira, a ponte de Kerch, que faz a ligação entre a península da Crimeia e o sul da Rússia.

Segundo as agências de notícias russas, citadas pela Al Jazeera, Putin percorreu a ponte de carro e conversou com trabalhadores que se encontravam a reparar as instalações, que ficaram danificadas após um ataque alegadamente ucraniano.

Sublinhe-se que, em outubro, a ponte, também conhecida como Ponte da Crimeia, sofreu danos num ataque com explosivos imputado por Moscovo às forças ucranianas. Como medida de retaliação, várias cidades ucranianas, entre as quais Kyiv, foram alvo de fortes ataques com 'rockets' e 'drones' (aparelhos voadores não-tripulados) kamikazes visando em particular as infraestruturas energéticas, o que provocou cortes no abastecimento de eletricidade.

Já no início do novembro, as autoridades russas definiram 20 de dezembro como o dia em que a ponte Kerch será totalmente reaberta ao tráfego. “O governo alocou os fundos necessários para a restauração da ponte rodoviária. [...] Planeamos iniciar o tráfego a 5 de dezembro, numa das faixas, e a 20 de dezembro, por completo", anunciou o vice-primeiro-ministro russo, Marat Jusnulin, citado pela Europa Press.

A ponte é considerada uma importante rota de abastecimento logístico para as forças russas naquela península e no sul da Ucrânia, ocupada por Moscovo. A estrutura, com 19 quilómetros de extensão, inclui uma via de transporte ferroviário e uma autoestrada.

Inaugurada por Putin em 2018, trata-se de uma das obras de infraestrutura mais importantes da península desde sua anexação à Rússia, em 2014.

Leia Também: Nova onda de ataques russos mata pelo menos duas pessoas em Zaporijia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório