Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Olaf Scholz defende que Ocidente deve evitar nova Guerra Fria

O chanceler da Alemanha afirmou que "diferentes países e modelos de governo estão a competir pelo poder e influência".

Olaf Scholz defende que Ocidente deve evitar nova Guerra Fria
Notícias ao Minuto

10:34 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O chanceler alemão, Olaf Scholz, defendeu a necessidade de o Ocidente evitar uma nova Guerra Fria e pediu que sejam feitos esforços no sentido de construir novas parcerias.

Num artigo de opinião, publicado esta segunda-feira na revista Foreign Affairs, o responsável afirmou que “a guerra de agressão contra a Rússia pôs fim a uma era” e que “neste novo mundo multipolar, diferentes países e modelos de governo estão a competir pelo poder e influência”. 

Garantindo que a Alemanha “está a fazer tudo o que pode para defender e promover uma ordem internacional baseada nos princípios da Carta das Nações Unidas”, Scholz considerou que o país tem “uma responsabilidade especial de combater as forças do fascismo, do autoritarismo e do imperialismo”

“Ao mesmo tempo, a nossa experiência em estarmos divididos ao meio durante uma batalha ideológica e geopolítica dá-nos uma apreciação particular dos riscos de uma nova guerra fria”, escreveu.

Scholz reiterou a necessidade de defender os valores democráticos e proteger as sociedades abertas, mas afirmou que o Ocidente também “deve evitar a tentação de dividir novamente o mundo em blocos”.

“A Alemanha e os seus parceiros na União Europeia, nos Estados Unidos da América, no G7 e na NATO devem proteger as nossas sociedades abertas, defender os nossos valores democráticos e reforçar as nossas alianças e parcerias. Mas temos também de evitar a tentação de dividir novamente o mundo em blocos”, frisou, acrescentando que “isto significa fazer todos os esforços para construir novas parcerias, pragmaticamente e sem cegueiras ideológicos”. 

Leia Também: "Sou mais responsável do que corajoso. Odeio desiludir as pessoas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório