Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Palestiniano morto por forças israelitas na Cisjordânia

Um palestiniano foi morto hoje pelas forças israelitas em confrontos durante uma operação do exército na Cisjordânia ocupada, segundo fontes oficiais.

Palestiniano morto por forças israelitas na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

08:57 - 05/12/22 por Lusa

Mundo Cisjordânia

"Um cidadão foi baleado e morto no campo de refugiados Dheisheh em Belém", no sul da Cisjordânia, disse o ministério da Saúde palestiniano, adiantando que foram registados seis feridos.

De acordo com a agência oficial palestiniana Wafa, o "exército de ocupação invadiu o acampamento e várias casas, resultando em confrontos nos quais soldados dispararam balas reais, matando o jovem".

O Clube dos Prisioneiros Palestinianos, uma organização civil de defesa dos detidos palestinianos presos em Israel, adiantou que a vítima mortal é Omar Manaa, de 22 anos.

A mesma fonte indicou que outras 14 pessoas foram detidas durante incursões noturnas na Cisjordânia.

Por sua vez, o exército israelita disse que as suas tropas abriram fogo durante a operação contra supostos membros da Frente Popular de Libertação da Palestina (PFLP), uma organização considerada "terrorista" por Israel, Estados Unidos e União Europeia.

"Durante a operação, os suspeitos atiraram pedras, bombas incendiárias e dispositivos explosivos contra as forças de segurança que responderam", disse o exército israelita em comunicado, sem confirmar a morte.

No norte da Cisjordânia, as forças israelitas também detiveram Yahya al-Saadi, "um alto funcionário da Jihad Islâmica suspeito de atividades terroristas", disse o exército.

Pelo menos 146 palestinianos e 26 israelitas foram mortos desde o início do ano na Cisjordânia, Israel e Jerusalém.

Segundo o Ministério da Saúde palestiniano, as incursões acontecem num contexto de alta tensão em Israel e na Cisjordânia, onde está ocorrer o ano mais violento desde 2006, com 160 palestinianos mortos em violentos confrontos, e do lado israelita, foram contabilizados 29 mortos, 21 dos quais civis.

As autoridades israelitas dizem ter detido cerca de 3.000 "suspeitos de terrorismo" palestinianos, frustrado mais de 500 ataques e apreendido cerca de 250 armas este ano.

Israel tomou o controlo da Cisjordânia na Guerra dos Seis Dias em 1967 e desde então mantém sobre o território uma das ocupações militares mais longas da história recente.

Na segunda-feira, o enviado das Nações Unidas para a paz no Médio Oriente, Tor Wennesland, tinha alertado que a situação na Cisjordânia estava "a atingir um ponto de ebulição".

Leia Também: Blinken avisa Netanyahu sobre novos colonatos na Cisjordânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório