Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Porta-voz da Duma: Empresários devem ajudar a "desenvolver" a Rússia

Vyacheslav Volodin emitiu a sua posição numa altura em que os empresários russos vivem sob a constante ameaça de verem os seus bens confiscados pelas autoridades ocidentais.

Porta-voz da Duma: Empresários devem ajudar a "desenvolver" a Rússia
Notícias ao Minuto

17:00 - 04/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O porta-voz russo da Duma (Parlamento russo), Vyacheslav Volodin, recorreu a uma publicação na rede social Telegram, este domingo, para defender que os empresários russos devem investir no desenvolvimento do país, de forma a conseguirem, também, garantir a preservação dos seus fundos.

A posição, aqui citada pela agência noticiosa estatal russa TASS, surge numa altura em que estes indivíduos vivem sob a constante ameaça de verem os seus bens confiscados pelas autoridades ocidentais - não estando, também, isentos do risco de poderem a vir, efetivamente, a ser detidos devido às suas proximidades com o Kremlin.

Vyacheslav Volodin explicou, neste âmbito, que, "no início [da guerra na Ucrânia], os países ocidentais estavam a apreender iates, mansões, carros e aviões aos empresários russos", mas que, nesta altura, são os próprios empresários que estão a ser presos. 

Perante essa realidade, o político argumentou ainda que todos aqueles que mantêm os seus bens e fundos no estrangeiro podiam ter bastante dificuldade em recuperá-los no futuro.

Em jeito de conclusão, apontou: "Uma pessoa tem de trabalhar para desenvolver o seu próprio país - a Rússia. E lembrar-se que nasceu e foi capaz de realizar o seu potencial aqui, e que lhe deve tudo. É necessário fazer todos os possíveis para melhorar a qualidade de vida no país. Dessa forma não só preservará o seu dinheiro, como também terá uma consciência mais tranquila".

Toda esta argumentação surge depois de, no sábado, o empresário russo Mikhail Fridman ter sido detido em Londres, no Reino Unido. Inicialmente não se sabia a identidade do indivíduo que tinha sido intercetado pelas autoridades britânicas, mas a mesma foi entretanto revelada, nomeadamente, por parte da Rússia.

Segundo uma fonte próxima do detido, sobre ele recaem suspeitas de violação das sanções impostas pelo Ocidente, na sequência da invasão russa sobre a Ucrânia. Isto depois de, já em maio, ter sido aberto um processo penal, no Reino Unido, contra o empresário russo Pyotr Aven, pelo mesmo motivo.

Recorde-se que, a 28 de fevereiro, a União Europeia impôs sanções a estes dois indivíduos, Mikhail Fridman e Pyotr Aven, os proprietários do grupo de investimento privado internacional russo Alfa Group Consortium, bem como a outros altos-funcionários e empresários russos.

No dia 1 de março, surgiu a notícia que dava conta de que Fridman e Aven tinham apresentado a demissão do conselho de administração do russo Alfa-Bank.

Leia Também: Rússia colheu 949 milhões de euros em trigo ucraniano este ano, diz NASA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório