Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Casa de atleta iraniana que competiu sem hijab foi "destruída"

Davood, irmão de Elnaz Rekabi, terá publicado uma fotografia nas redes sociais onde, alegadamente, mostra uma parte destruída do jardim. "Onde estás tu, Justiça?", questionou.

Casa de atleta iraniana que competiu sem hijab foi "destruída"
Notícias ao Minuto

16:05 - 04/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Elnaz Rekabi

A casa de Elnaz Rekabi, a atleta iraniana de escalada que, em outubro passado, participou numa competição na Coreia do Sul sem um hijab a cobrir-lhe a cabeça, terá sido "destruída" pelas autoridades, avança o Iran Wire, um meio de comunicação independente do país. 

A habitação, de acordo com a mesma publicação, situava-se na província iraniana de Zanjan. 

O irmão de Elnaz, Davood, terá também publicado uma fotografia nas redes sociais onde, alegadamente, mostra uma parte destruída do jardim. "Onde estás tu, Justiça?", questionou. "Tudo o que [a vida] nos der, nós aceitamos. Seja tristeza, felicidade, amargura ou veneno", acrescentou Davood. 

De recordar que, em outubro, depois de ter competido e conquistado a medalha de bronze na final do campeonato asiático de escalada, na Coreia do Sul, Elnaz Rekabi ficou incontactável, temendo-se o pior

Após usar um hijab, o véu tradicional muçulmano que cobre a cabeça e os ombros, nas primeiras eliminatórias do campeonato, Rekabi, de 33 anos, deixou o lenço de lado e competiu de cabelo solto na final, com a bandeira do Irão ao peito, apesar de as mulheres serem obrigadas, por lei, a usar o hijab quando participam em competições, mesmo fora do Irão.

O gesto foi visto como uma demonstração de apoio às mulheres iranianas que se têm manifestado contra a obrigatoriedade do uso do hijab após a morte de Mahsa Amini.

Face às suspeitas, o governo de Teerão 'apressou-se' a negar que Rekabi tivesse sido detida, adiantando que tinha deixado Seul num voo com destino a Teerão.

De regresso ao seu país, a atleta fez questão de esclarecer que o facto de ter competido sem lenço não tinha sido intencional. Citada pela Reuters, Elnaz Rekabi explicou, na altura, que foi chamada para escalar de "forma imprevista" e que o véu lhe caiu, não tendo tido tempo de o colocar corretamente.

Leia Também: Atleta que não usou hijab regressa ao Irão. "Até agora, nada aconteceu"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório