Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Reconciliação? Fações palestinianas reúnem-se na Argélia no final do mês

A Argélia vai acolher no final do mês uma nova ronda de reuniões para a reconciliação palestiniana entre o movimento Hamas e o partido Fatah, que em outubro assinaram um acordo em Argel para acabar com 15 anos de divisão.

Reconciliação? Fações palestinianas reúnem-se na Argélia no final do mês
Notícias ao Minuto

15:55 - 03/12/22 por Lusa

Mundo Hamas

Um responsável do Hamas na Faixa de Gaza Jalil al Haya afirmou, em conferência de imprensa, que o Governo argelino vai ficar responsável de organizar uma nova sessão de negociações entre as duas fações no final deste mês, com o objetivo de retomar os esforços de reconciliação.

Inimigos desde 2007, o Hamas controla a Faixa de Gaza, de onde expulsou as forças da Fatah, partido que governa o outro enclave palestiniano, a Cisjordânia.

Na altura, o Hamas tirou o poder da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), controlada pela Fatah, da Faixa de Gaza pela força.

Desde então, as duas fações mantêm-se divididas, apesar de várias tentativas de reconciliação, que nunca tiveram sucesso.

De acordo com Jalil al Haya, o Hamas quer "restaurar a unidade nacional" e sublinhou que a situação atual exige uma "liderança palestiniana unificadora".

Em outubro, as duas fações assinaram a chamada "Declaração de Argel", sob o auspício do presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, que se assumiu como uma "plataforma sólida para a conquista da unidade entre as várias fações palestinianas".

Entre outras questões, o documento prevê a realização de eleições presidenciais e legislativas dentro de um ano a partir da assinatura do acordo.

A tentativa mais recente de reconciliação foi em 2017, quando a Fatah e o Hamas anunciaram, com o Egito como mediador, um acordo pelo qual a ANP, que controla a Cisjordânia, retomaria o controlo de Gaza e seriam convocadas eleições legislativas e presidenciais, adiadas 'sine die'.

Leia Também: Polícia israelita abate palestiniano a tiro por ataque com faca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório