Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Ataques a infraestruturas críticas são crimes de guerra? ONU investiga

Desde o início de outubro que a Rússia tem vindo a atacar a infraestrutura crítica da Ucrânia, causando apagões e deixando milhões de pessoas sem eletricidade, água e aquecimento.

Ataques a infraestruturas críticas são crimes de guerra? ONU investiga

Um grupo de investigadores, nomeado pela Organização das Nações Unidas (ONU), está a investigar se os ataques russos à infraestrutura crítica da Ucrânia constituem crimes de guerra.

"Parte da análise em que estamos envolvidos de momento é se os ataques constituem crimes de guerra", disse um membro da equipa de inspeção, em conferência de imprensa citada pelo The Guardian.

Se for provado, o grupo de investigadores vai descobrir o que se poderá "fazer para contribuir com a responsabilização por estes crimes".

De acordo com a agência Reuters, a Rússia afirma que os ataques não visam civis - embora vários edifícios residenciais tenham sido atingidos nos mais recentes ataques -, mas têm como objetivo reduzir a capacidade de lutar da Ucrânia e pressioná-la a negociar.

Desde o início de outubro que a Rússia tem vindo a atacar a infraestrutura crítica da Ucrânia, causando apagões e deixando milhões de pessoas sem eletricidade, água e aquecimento, numa altura em que as rigorosas temperaturas de inverno começam a fazer-se sentir.

Recorde-se que, em março, a comissão de inquérito de três membros estabelecida pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU já tinha declarado que a Rússia cometeu crimes de guerra em várias regiões ucranianas ocupadas.

Essas acusações são consideradas por Moscovo como uma "campanha de difamação".

Leia Também: Com o inverno a chegar, Kyiv pode ficar sem aquecimento até à primavera

Recomendados para si

;
Campo obrigatório