Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Cruz Vermelha alerta para o perigo das minas terrestres no inverno

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) alertou hoje para que com a chegada do inverno, a neve e o gelo dificultarão a deteção de minas antipessoais implantadas em várias áreas da Ucrânia, aumentando o risco de mortes e ferimentos.

Cruz Vermelha alerta para o perigo das minas terrestres no inverno
Notícias ao Minuto

13:42 - 02/12/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

Num comunicado, a organização pediu à Rússia e à Ucrânia que marquem ou limpem as áreas contaminadas por este tipo de armamento, proibido por uma convenção internacional que completa 25 anos neste fim de semana.

"Em muitos casos, os dispositivos não detonam, mas continuam a representar um risco para os civis e, após oito anos de conflito, já havia grandes áreas nas regiões de Donetsk e Lugansk contaminadas com munições não detonadas. O inverno agora agrava os perigos de longo prazo", referiu a organização.

O CICV também indicou que, com a falta de aquecimento e eletricidade em muitas partes da Ucrânia, mais pessoas serão forçadas a sair para áreas perigosas em busca de lenha para se aquecerem, aumentando o risco de detonações de minas terrestres.

Esta arma pode ser letal ou causar cegueira, queimaduras, ferimentos nas extremidades ou ferimentos profundos por estilhaços, lembrou a Cruz Vermelha, que tem a maior equipa de descontaminação deste tipo de armamento na Ucrânia.

Leia Também: Kremlin rejeita retirar-se da guerra para cumprir exigências de Biden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório