Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Está a melhorar". Opositora bielorrussa sai dos cuidados intensivos

Maria Kolesnikova foi internada nos cuidados intensivos, na terça-feira, após uma intervenção cirúrgica.

"Está a melhorar". Opositora bielorrussa sai dos cuidados intensivos
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Maria Kolesnikova

A opositora bielorrussa Maria Kolesnikova, que, na terça-feira, foi internada numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), foi transferida para uma ala diferente, informou, no domingo, o político Viktor Babariko.

Segundo Babariko, que é também um dos principais opositores do presidente Alexander Lukashenko, os médicos disseram ao pai de Kolesnikova que “ela está a melhorar” e que já conseguiu comer.

“Ela foi visitada por um médico da prisão, que lhe garantiu que, após receber alta do hospital, teria condições e cuidados adequados”, escreveu na plataforma Telegram.

Até ao momento, de acordo com o político, o diagnóstico da opositora ainda não foi tornado público.

O internamento de Kolesnikova, de 40 anos, foi divulgado na terça-feira. "A Masha (Maria) foi levada para o hospital com uma doença que requeria cirurgia e foi operada a 28 de novembro. Agora, encontra-se estabilizada, embora o seu estado seja grave", indicou Babariko, citado pela agência Europa Press.

Já à Associated Press (AP), Alexander Kolesnikov confirmou que a filha foi submetida a uma intervenção cirúrgica não-especificada e que se encontrava nos cuidados intensivos. 

Kolesnikova dirigiu a campanha presidencial de Babariko quanto este tentou enfrentar Lukashenko nas eleições presidenciais de 2020. Foi detida em setembro desse ano, pelo papel que desempenhou na organização dos fortes protestos contra os resultados do escrutínio, quando rasgou o seu passaporte na fronteira para impedir a expulsão forçada da Bielorrússia.

Um ano depois, em setembro de 2021, foi condenada a uma pena de prisão de 11 anos por conspirar para tomar o poder, criar uma organização extremista e instar à ações que ameaçaram a segurança do Estado.

Leia Também: Bielorrússia acusa Kyiv de tentar arrastar NATO para a guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório