Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Governo do Kosovo nomeia ministro sérvio kosovar sem apoio de deputados

O primeiro-ministro do Kosovo, Albin Kurti, nomeou hoje Nenad Rasic como novo membro da sua equipa, uma medida que tanto a Sérvia como a minoria sérvia kosovar consideram ilegal, já que os deputados daquela comunidade não foram previamente consultados.

Governo do Kosovo nomeia ministro sérvio kosovar sem apoio de deputados
Notícias ao Minuto

16:08 - 01/12/22 por Lusa

Mundo Kosovo

A nomeação do sérvio kosovar Nenad Rasic para ministro das Comunidades ocorre após a renúncia dos representantes sérvios kosovares no Governo, parlamento e administração local há um mês, em protesto contra o ultimato de Kurti para os sérvios usarem matrículas oficiais do Kosovo nos seus veículos e não as emitidas pela Sérvia.

A Lista Sérvia (LS), principal partido dos sérvios do Kosovo e que conta com o apoio de Belgrado, vai denunciar a nomeação perante o Tribunal Constitucional do Kosovo, entendendo que o cargo do ministro que a lei atribui à comunidade sérvia deve ser aprovado pelos deputados dessa minoria.

Os sérvios kosovares acusam Kurti de "atividades autocráticas" e de violação dos direitos da população sérvia em Kosovo.

Embora Kurti tenha retirado o ultimato, por pressão dos Estados Unidos, os sérvios kosovares colocaram como condição para o retorno às instituições que a autonomia da minoria sérvia, acordada em 2013, seja concedida de uma vez por todas.

A Sérvia não reconhece a independência do Kosovo, de maioria albanesa, proclamada em 2008, e ambos os países mantêm um difícil diálogo de normalização através da mediação da União Europeia (UE).

Leia Também: Sérvia vai insistir na autonomia para sérvios kosovares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório