Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

UE aprova verba de 20 milhões para apoiar forças ruandesas em Moçambique

O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje medidas de assistência militar, incluindo uma verba de 20 milhões, para a força de defesa ruandesa deslocada em Moçambique.

UE aprova verba de 20 milhões para apoiar forças ruandesas em Moçambique
Notícias ao Minuto

14:52 - 01/12/22 por Lusa

Mundo Moçambique/Ataques

Segundo um comunicado do Conselho da UE, foi adotada uma medida de 20 milhões de euros para apoiar a manutenção da Força de Defesa do Ruanda na província de Cabo Delgado, no norte do país, onde se têm registado ataques terroristas.

A verba destina-se a comparticipar a aquisição de equipamento e a cobrir custos com a manutenção de vias aéreas estratégicas para apoiar a deslocação ruandesa em Cabo Delgado.

A UE adotou ainda medidas de apoio a operações militares na Bósnia-Herzegovina, Geórgia, Mauritânia e Líbano.

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde julho de 2021 com apoio do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.

O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Leia Também: Moçambique. 72 mil já regressaram a Mocímboa da Praia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório