Fim de acompanhamento
Notícias ao Minuto | há 2 meses
Boa noite. Terminamos mais um acompanhamento AO MINUTO sobre os acontecimentos na guerra da Ucrânia. Estaremos de regresso na manhã de sexta-feira Obrigada por ter estado desse lado!
Secretário-geral da NATO diz que organização "não é parte do conflito"
Teresa Banha | há 2 meses
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, assegurou que a organização militar ocidental "não é parte" do conflito ucraniano e não será "arrastada para a guerra de Putin".
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, assegurou que a organização militar ocidental "não é parte" do conflito ucraniano e não será "arrastada para a guerra de Putin".
Lusa | 23:42 - 01/12/2022
Zelensky anuncia restrições a organizações religiosas ligadas à Rússia
Lusa | há 2 meses
A Ucrânia vai limitar no seu território as atividades das organizações religiosas filiadas à Rússia e questionar o estatuto da igreja ortodoxa dependente do patriarcado de Moscovo, anunciou, esta quinta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
A Ucrânia vai limitar no seu território as atividades das organizações religiosas filiadas à Rússia e questionar o estatuto da igreja ortodoxa dependente do patriarcado de Moscovo, anunciou hoje o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Lusa | 23:32 - 01/12/2022
Zaporíjia. Militares russos retiram-se da frente de batalha, diz Kyiv
Teresa Banha | há 2 meses
O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia anunciaram, esta quinta-feira, que as tropas russas estão a retirar-se da frente de batalha em algumas localidades na região de Zaporizhzhia (Zaporíjia).
De acordo com o relatório diário das autoridades, para além da evacuação das cidades de Mykhailivka, Polohy e Inzhenerne, Moscovo preparara-se também para retirar oficiais que estão na administração de locais ocupados pelas forças russas na região.
Putin terá planeado que guerra que invasão na Ucrânia durasse dez dias
Teresa Banha | há 2 meses
O presidente da Rússia planeou que a guerra na Ucrânia durasse dez dias, de acordo com documentos obtidos pelo Instituto dos Serviços Reais para a Defesa e Estudos de Segurança (Royal United Services Institute for Defence and Security Studies, RUSI, na sigla em inglês), avança a Sky News.
De acordo com a publicação, esses documentos estarão assinados por Vladimir Putin e não só o responsável russo planeou um combate curto, como também tinha planos para que a Ucrãnia estivesse anexada em agosto.
Segundo o 'think thank' britânico, apenas um pequeno número de oficiais sabiam da dimensão dos planos do presidente e havia mesmo responsáveis da Defesa que não tinham conhecimento da invasão até uma horas antes de começar, a 24 de fevereiro.
Conheça o esboço feito por Vladimir Putin, que terá dividido os nomes de alguns responsáveis ucranianos em quatro categorias: os que deviam ser mortos, aqueles que precisavam de intimidação, os que eram neutros e deveriam ser encorajados a colaborar e aqueles que estavam preparados para colaborar.
Teresa Banha | 23:05 - 01/12/2022
Polícia espanhola detona pacote encontrado perto da Força Aérea em Madrid
Teresa Banha | há 2 meses
A Polícia Nacional espanhola fez, esta quinta-feira, uma detonação controlada de um pacote suspeito encontrado nas proximidades do quartel-general da Força Aérea, em Madrid, apesar de não terem sido detetados quaisquer materiais ou dispositivos explosivos.
A Polícia Nacional espanhola fez hoje uma detonação controlada de um pacote suspeito encontrado nas proximidades do quartel-general da Força Aérea, em Madrid, apesar de não terem sido detetados quaisquer materiais ou dispositivos explosivos.
Lusa | 19:55 - 01/12/2022
Moscovo condena oligarca a 19 anos de prisão por desvio de fundos
Lusa | há 2 meses
Um tribunal de Moscovo condenou, esta quarta-feira, o milionário oligarca Ziyavudin Magomedov, fundador do grupo empresarial Summa, a 19 anos de prisão após considerá-lo culpado dos crimes de fraude por desvio de fundos e associação criminosa.
Um tribunal de Moscovo condenou hoje o milionário oligarca Ziyavudin Magomedov, fundador do grupo empresarial Summa, a 19 anos de prisão após considerá-lo culpado dos crimes de fraude por desvio de fundos e associação criminosa.
Lusa | 18:54 - 01/12/2022
EUA. Ucrânia, China, clima e relações comerciais marcam visita de Macron
Lusa | há 2 meses
Guerra na Ucrânia, preocupações com as agressivas movimentações chinesas no Indo-Pacífico e o desânimo europeu relativo à lei climática de Biden marcaram a conversa na Casa Branca entre o presidente dos EUA, anfitrião, e de França, em visita oficial.
Guerra na Ucrânia, preocupações com as agressivas movimentações chinesas no Indo-Pacífico e o desânimo europeu relativo à lei climática de Biden marcaram a conversa na Casa Branca entre o presidente dos EUA, anfitrião, e de França, em visita oficial.
Lusa | 18:25 - 01/12/2022
Biden: "Sabia que a Rússia era cruel, mas não previ que fosse tanto"
Teresa Banha | há 2 meses
Os presidentes dos Estados Unidos e de França deram, esta quinta-feira, uma conferência conjunta em Washington, no âmbito da visita do líder europeu.
Quanto à Ucrânia, os dois líderes reiteraram o apoio condicional ao país, e Joe Biden disse que se sentia preparado para se encontrar com o homólogo russo, caso ele quisesse acabar com a guerra. Mas garantiu que não ia agir sozinho, ou seja, que seria uma decisão a ser discutida com a NATO.
Ainda quanto à guerra, Biden disse que "sabia que a Rússia era cruel" mas que não tinha previsto que fosse nesta dimensão.
Para além da Ucrânia, Joe Biden e Emmanuel Macron falaram ainda sobre a China, Irão e a energia limpa.
Os presidentes dos Estados Unidos e de França deram, esta quinta-feira, uma conferência conjunta em Washington, no âmbito da visita do líder europeu.
Teresa Banha | 18:24 - 01/12/2022
"Temperaturas em casa podem não ser diferentes do exterior", avisa Kyiv
Teresa Banha | há 2 meses
O presidente da câmara de Kyiv avisou, esta quinta-feira, os habitantes da capital ucraniana de que as temperaturas no interior das casas podem ser iguais às do exterior, em caso de apagões totais.
"As temperaturas em casa podem não ser diferentes das do exterior", afirmou Vitaliy Klitschko, citado pelas publicações internacionais, durante um encontro sobre segurança.
O responsável aconselhou ainda os residentes a viverem temporariamente fora de Kyiv.
O autarca de Kyiv avisou os residentes que deveria procurar um sítio fora da capital para ficarem temporariamente.
Teresa Banha | 17:16 - 01/12/2022
Embaixada dos EUA em Espanha confirma receção de pacote armadilhado
Teresa Banha | há 2 meses
A embaixada dos Estados Unidos em Espanha confirmou, esta quinta-feira, a receção de uma carta armadilhada no local, em Madrid.
"Confirmamos a receção de um pacote suspeito na embaixada dos Estados Unidos em Madrid. Agradecemos às Forças de Segurança pela sua colaboração", escreveram os responsáveis diplomáticos numa publicação partilhada no Twitter.
Embaixador ucraniano em Espanha quer que Rússia seja declarada terrorista
Lusa | há 2 meses
O embaixador ucraniano em Espanha, Serhii Pohoreltsev, afirmou, esta quinta-feira, que a embaixada está a melhorar os seus sistemas de segurança, defendendo ainda que a Rússia deve ser declarada como "Estado terrorista".
O embaixador ucraniano em Espanha, Serhii Pohoreltsev, afirmou hoje que a embaixada está a melhorar os seus sistemas de segurança, defendendo ainda que a Rússia deve ser declarada como "Estado terrorista".
Lusa | 12:34 - 01/12/2022
Borrell defende criação de tribunal especial para crimes de guerra russos
Lusa | há 2 meses
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, defendeu, esta quinta-feira, em Lodz, centro da Polónia, a criação de um tribunal especial para julgar os crimes de guerra na Ucrânia ideia que a Rússia já respondeu que não terá "nenhuma legitimidade".
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, defendeu hoje, em Lodz, centro da Polónia, a criação de um tribunal especial para julgar os crimes de guerra na Ucrânia ideia que a Rússia já respondeu que não terá "nenhuma legitimidade".
Lusa | 12:21 - 01/12/2022
Rússia contesta resolução do Bundestag alemão sobre Holodomor ucraniano
Lusa | há 2 meses
O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo rejeitou, esta quinta-feira, a moção aprovada pelo parlamento alemão que descreve como genocídio a fome que em 1932 e 1933 matou milhões de pessoas na Ucrânia, considerando ser uma tentativa de "demonização da Rússia".
O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo rejeitou hoje a moção aprovada pelo parlamento alemão que descreve como genocídio a fome que em 1932 e 1933 matou milhões de pessoas na Ucrânia, considerando ser uma tentativa de "demonização da Rússia".
Notícias ao Minuto | 12:19 - 01/12/2022
Kuleba diz que foi dado "passo importante de tribunal especial"
Hélio Carvalho | há 2 meses
O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, anunciou através do Twitter que foi dado "um passo importante na criação de um tribunal especial para os crimes de agressão contra a Ucrânia", dando conta de um evento à margem da reunião da Organização para a Segurança e Cooperação na Europ, uma das mais importantes organizações de segurança do mundo.
O anúncio de Kuleba surge depois de, na quarta-feira, Ursula von der Leyen ter confirmado que a Comissão Europeia iria procurar apoio internacional para a criação desse corpo judicial.
Concluída troca de 50 prisioneiros de guerra
Hélio Carvalho | há 2 meses
Foi concluída a troca de prisioneiros marcada para esta qinta-feira, com as tropas russas e ucranianas a devolverem 50 prisioneiros de guerra. A foto, publicada pelo diretor do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermak, mostra os soldados de volta às forças ucranianas.
Russos estarão a retirar de vilas a este de Kherson
Hélio Carvalho | há 2 meses
As forças armadas ucranianas afirmaram esta quinta-feira que algumas tropas russas começaram a retirar de vilas em torno de Kherson, especialmente do outro lado do rio Dnipro, para onde tinham recuado após a libertação da cidade a meio do mês. A alegada retirada, que não confirmada pelo Kremlin, surge depois de mais um ataque russo a infraestruturas críticas ter causado novos apagões na cidade.
Segundo a Sky News, citando fontes no exército da Ucrânia, as forças russas vão abandonar as cidades num raio de 15 quilómetros de Kherson, na margem leste do rio Dnipro, e o pessoal civil russo vai também ser retirado da cidade de Nova Kakhovka, próxima de Kherson.
Os ucranianos adiantam que as tropas russas retiraram-se pela floresta ao longo de uma autoestrada, e que os únicos soldados russos restantes são os reservistas mais inexperientes e recentemente mobilizados.
MNE russo acusa EUA e NATO de envolvimento direto no conflito
Lusa | há 2 meses
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, acusou hoje o Ocidente, sobretudo os Estados Unidos e a NATO, de se ter envolvido diretamente no conflito na Ucrânia, ao fornecer armamento e instrução aos soldados ucranianos.
Lavrov salientou que os ataques da Rússia às centrais elétricas ucranianas e outras infraestruturas importantes que deixaram milhões sem energia, aquecimento e água, tiveram como objetivo "enfraquecer o potencial militar" da Ucrânia e "inviabilizar o envio de armas ocidentais". "Não se pode dizer que os Estados Unidos e a NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte] não estão envolvidos nesta guerra. Estão a participar diretamente nela", disse Lavrov aos jornalistas numa videoconferência de imprensa.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, acusou hoje o Ocidente, sobretudo os Estados Unidos e a NATO, de se ter envolvido diretamente no conflito na Ucrânia, ao fornecer armamento e instrução aos soldados ucranianos.
Lusa | 13:04 - 01/12/2022
Rússia diz que tribunal proposto pela UE seria "ilegítimo"
Notícias ao Minuto | há 2 meses
O governo criticou esta quinta-feira o anúncio da União Europeia de criar um tribunal especificamente para investigar crimes de guerra russos, afirmando a decisão é "ilegítima" e "inaceitável".
Citado pela Sky News, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que "as tentativas de estabelecer uma espécie de tribunal não terão legitimidade, não serão aceites pelo Kremlin e vão ser condenadas.
A Comissão Europeia tem acusado a Rússia de cometer crimes de guerra na Ucrânia.
Notícias ao Minuto | 12:07 - 01/12/2022
Embaixada russa condena cartas em Espanha
Hélio Carvalho | há 2 meses
A embaixada russa em Espanha condenou as cartas-bomba encontradas em Espanha nas últimas horas, incluindo uma que tinha como destinatário o primeiro-ministro espanhol. Numa mensagem publicada no Twitter, a Rússia escreve que "qualquer ameaça ou ataque terrorista, ainda para mais dirigidos contra uma missão diplomática, são totalmente condenáveis.
Troca de prisioneiros marcada para hoje
Hélio Carvalho | há 2 meses
O governador russo da região ocupada de Donetsk confirmou que haverá uma nova troca de prisioneiros de guerra entre Rússia e Ucrânia. Numa publicação no Telegram, citada pelo The Guardian, Denis Pushilin afirmou que os dois lados da guerra vão trocar 50 prisioneiros.
ONU pede mais fundos para responder às crescentes crises humanitárias
Lusa | há 2 meses
A ONU pediu hoje mais fundos, em 2023, para responder às crescentes necessidades humanitárias, impulsionadas pelo conflito na Ucrânia e pelos efeitos das alterações climáticas, tais como o risco de fome em África.
As agências humanitárias da ONU vão precisar de 51,5 mil milhões de dólares (49,6 mil milhões de euros) no próximo ano, um aumento de 25%. Estes fundos vão permitir financiar programas para ajudar 230 milhões das pessoas mais vulneráveis em 68 países.
A ONU pediu hoje mais fundos, em 2023, para responder às crescentes necessidades humanitárias, impulsionadas pelo conflito na Ucrânia e pelos efeitos das alterações climáticas, tais como o risco de fome em África.
Lusa | 10:23 - 01/12/2022
Depois de embaixada ucraniana, cartas-bomba chegam a Pedro Sánchez
Hélio Carvalho | há 2 meses
Menos de 24 horas depois da explosão na embaixada da Ucrânia em Madrid, que deixou um segurança ligeiramente ferido, as autoridades espanholas já detetaram um total de cinco pacotes com materiais explosivos. Um deles tinha como destinatário o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.
Tirando a carta-bomba na embaixada, todas as outras encomendas foram detetadas e neutralizadas pelas autoridades. A polícia continua a investigar o incidente com a encomenda destinada ao embaixador ucraniano, não estando excluída a tese de ato terrorista.
Ucrânia demite engenheiro de Zaporíjia acusado de traição
Hélio Carvalho | há 2 meses
Um dia depois de a Rússia ter promovido o engenheiro Yuriy Chernichuk para ser o novo diretor da central nuclear de Zaporíjia, que está ocupadapelas forças russas, a energia estatal ucraniana de energia nuclear, a Energoatom, anunciou que demitiu o vice-engenheiro-executivo da central.
Numa longa publicação no Telegram, a Energoatom acusa Chernichuk de trair a Ucrânia e passou para o inimigo, garantindo que os colaboradores com as forças russas em Zaporíjia vão "responder perante a lei, mais cedo ou mais tarde".
Bielorrússia acusa Kyiv de tentar arrastar NATO para a guerra
Lusa | há 2 meses
O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, acusou hoje a Ucrânia de tentar arrastar a NATO para o conflito armado no país sob qualquer pretexto, noticiou a agência noticiosa oficial BELTA. "Todas as agências das forças de segurança notam um aumento no número de provocações perto da fronteira do país. A Ucrânia está a tentar, sob qualquer pretexto, arrastar as tropas dos Estados membros da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte] para o conflito", afirmou Lukashenko numa reunião para a analisar a situação político-militar na Bielorrússia.
População de Bakhmut prepara lenha para inverno muito duro
Notícias ao Minuto | há 2 meses
Cercada pelos dois lados e praticamente sem energia, a cidade de Bakhmut começa a preparar-se para um inverno mais duro do que o habitual, desconhecendo se a energia para aquecer as suas casas será suficiente, independentemente de quem controlar a cidade.
Nos últimos dias, os serviços de emergência têm-se revezado, entre tratar as dezenas de soldados que chegam todos os dias ao hospital e recolher lenha, que fica repousada no quartel de bombeiros.
Veja a fotogaleria aqui.
Encontrada terceira carta-bomba em Espanha
Hélio Carvalho | há 2 meses
Foi encontrada esta manhã uma terceira carta-bomba em Espanha, desta vez numa base da força aérea espanhola. Segundo avança esta quinta-feira o El Mundo, o explosivo foi detetado na base aérea de Torrejon de Ardoz, na periferia de Madrid, pelas autoridades.
De recordar que, na quarta-feira, foram encontradas duas bombas: a primeira foi endereçada ao embaixador ucraniano e explodiu na embaixada em Madrid, ferindo apenas um funcionário que ficou com ferimentos ligeiros; a segunda foi detetada numa fábrica de armamento em Saragoça.
O primeiro explosivo deixou um ferido leve na embaixada ucraniana em Madrid.
Notícias ao Minuto | 09:08 - 01/12/2022
Ofensiva russa em Bakhmut tem sido "inconsequente" e de grande desgaste
Hélio Carvalho | há 2 meses
No seu relatório diário, a organização norte-americana Institute for the Study of War (ISW, do inglês 'Instituto para o Estudo da Guerra') contraria as teses de avanços russos na região em torno de Bakhmut, uma cidade que se tornou uma prioridade para os russos na sua tentativa de avançar na região de Donetsk.
Segundo o relatório da instituição, os russos conseguiram avançar apenas "alguns quilómetros" em seis meses, argumentando que as forças invasoras "falharam fundamentalmente em aprender com campanhas anteriores com muitas baixas, concentradas em objetivos de importância operacional e estratégica limitadas".
"Os esforços russos em avançar sobre Bakhmut resultaram num continuado desgaste dos recursos e equipamentos russos, fixando tropas em aldeamentos relativamente insignificantes durante semanas e meses seguidos", escreve o ISW, comparando a situação às tomadas de Lysychansk e Severodonetsk, que acabaram por ser conquistas algo inconsequentes.
Tensão na rede de Kherson "desapareceu" esta manhã
Hélio Carvalho | há 2 meses
Os ataques russos voltaram a danificar gravemente o fornecimento de energia elétrica em Kherson, a cidade recentemente libertada pelos ucranianos que foi controladapela Rússia durante quase nove meses. Esta manhã, o governador da região de Kherson, Yaroslav Yanushevych, disse através do Telegram que "a tensão na rede elétrica desapareceu".
"Isto aconteceu devido ao forte bombardeamento da cidade pelos invasores russos. A empresa de energia está a trabalhar para eliminar o problema", garantiu o governador.
Para recordar
Hélio Carvalho | há 2 meses
Eis os principais títulos do dia de ontem:
- A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, revelou que o bloco europeu vai "trabalhar com o Tribunal Penal Internacional (TPI) para criar um mecanismo especializado para julgar os crimes de guerra cometidos pela Rússia" na Ucrânia, de modo a assegurar que o país "paga pela devastação que provocou";
- O Departamento de Defesa dos EUA anunciou o pagamento de 1,2 mil milhões de dólares (1,15 mil milhões de euros) à empresa norte-americana Raytheon Technologies, para “a aquisição de sistemas avançados de mísseis, equipamentos associados, serviços e peças de reposição”. Os seis sistemas de defesa antiaéreos NASAMS vão enviados para ajudar a Ucrânia;
- Foi registada uma explosão no interior da embaixada ucraniana em Madrid. O dispositivo encontrava-se dentro de um envelope e a explosão deixou um trabalhador da embaixada ligeiramente ferido. O alvo era o embaixador ucraniano;
- O antigo presidente e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, ameaçou que caso a NATO forneça sistemas de mísseis de defesa antiaérea Patriot à Ucrânia, a organização será “um alvo legítimo” para as forças armadas russas;
- As forças invasoras reclamaram o controlo de três localidades perto de Bakhmut, uma cidade do leste da Ucrânia submetida a fortes bombardeamentos e que as forças russas tentam conquistar desde o verão;
- A Rússia nomeou um novo responsável ucraniano para assumir o cargo de diretor da central nuclear de Zaporíjia.
Início de cobertura
Hélio Carvalho | há 2 meses
Bom dia. Abrimos esta manhã a nossa nova cobertura AO MINUTO sobre as principais notícias da guerra na Ucrânia. Pode recordar a cobertura de quarta-feira aqui:
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.
Notícias ao Minuto | 07:45 - 30/11/2022
Comentários
Regras de conduta dos comentários