Meteorologia

  • 07 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 6º MÁX 13º

NATO. Alemanha e Noruega promovem segurança de infraestruturas marítimas

Os chefes do governo alemão, Olaf Scholz, e norueguês, Jonas Gahr Store, anunciaram hoje o lançamento, no seio da NATO, de uma iniciativa para a proteção de infraestruturas marítimas, depois das explosões ocorridas em setembro nos gasodutos Nord Stream.

NATO. Alemanha e Noruega promovem segurança de infraestruturas marítimas
Notícias ao Minuto

23:46 - 30/11/22 por Lusa

Mundo NATO

"Vamos solicitar ao secretário-geral da NATO (Jens Stoltenberg) que institua uma instância de coordenação para a proteção das infraestruturas marítimas", declarou Scholz a jornalistas, em Berlim.

Trata-se de mostrar "claramente" que "se leva muito a sério a proteção das infraestruturas e que ninguém pode pensar que os ataques não vão ter consequências".

No final de setembro foram detetadas quatro enormes fugas de gás nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, que ligam a Federação Russa à Alemanha, o que aconteceu com a invasão russa da Ucrânia em pano de fundo.

Duas situavam-se na zona económica sueca e as outras na zina dinamarquesa.

A hipótese de sabotagem é privilegiada pelas autoridades judiciárias dinamarquesas, alemãs e suecas, que lançaram um inquérito. A Federação Russa já desmentiu ser a autora e acusou o Reino Unido.

A Noruega tornou-se o principal fornecedor de gás à União Europeia depois da paragem total dos fornecimentos russos em setembro.

Leia Também: Suécia e Finlândia na NATO? São precisos "passos concretos", diz Turquia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório