Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Rússia está a preparar segunda vaga de mobilização? Ucrânia diz que sim

A mobilização parcial de cidadãos russos foi anunciada por Vladimir Putin, a 21 de setembro, com a intenção de defender a soberania e a integridade territorial da Rússia.

Rússia está a preparar segunda vaga de mobilização? Ucrânia diz que sim
Notícias ao Minuto

20:37 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

A Rússia está a preparar uma nova vaga na mobilização parcial para os meses de janeiro e fevereiro no próximo ano. A informação está a ser avançada pelo Estado-maior das Forças Armadas da Ucrânia.

Citadas pela Sky News, as autoridades ucranianas adiantam que as forças russas vão reforçar o número de soldados na linha da frente, depois de terem sofrido baixas significativas durante a invasão à Ucrânia.

Esta quarta-feira, o ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, assegurou que já foram treinados mais de 300 mil militares no âmbito da mobilização.

Segundo o ministro russo, muitos destes mobilizados foram voluntários ou eram reservistas e cerca de 8.000 receberam treino para "manipular veículos de combate e tanques, bem como sistemas de artilharia e defesa antiaérea" nos centros de formação organizados pelas Forças Armadas.

Recorde-se que a mobilização parcial de cidadãos russos foi anunciada por Vladimir Putin, em 21 de setembro, numa mensagem à nação em que explicou a medida com a necessidade de defender a soberania e a integridade territorial do país.

O anúncio foi depois secundado pelo ministro da Defesa, adiantando na mesma ocasião que a medida iria abranger 300 mil homens e entraria em vigor de imediato.

No próprio dia, os voos para sair da Rússia ficaram cheios e os preços dos bilhetes dispararam, tendo começado logo uma série de protestos nas ruas que levaram à detenção de milhares de pessoas.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano, desencadeando uma guerra que mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Ministro russo diz que já foram treinados mais de 300 mil mobilizados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório