Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Elemento maliano das Nações Unidas morto por um dispositivo explosivo

Um elemento maliano da Missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) morreu hoje numa explosão de uma mina no norte do país, num ato que a missão apelidou de "cobarde".

Elemento maliano das Nações Unidas morto por um dispositivo explosivo
Notícias ao Minuto

19:26 - 30/11/22 por Lusa

Mundo Mali

"Ele perdeu a vida instantaneamente quando a sua moto atingiu um engenho explosivo improvisado", em Kidal, lê-se na mensagem divulgada na rede social Twitter.

As minas e dispositivos explosivos improvisados (IED) são uma das armas de eleição dos terroristas que têm operado no país desde 2012.

Juntamente com as forças do Mali, a Minusma é um dos principais alvos dos rebeldes, que se revoltam com a presença estrangeira e os símbolos do Estado.

Dirigindo-se à família da vítima, a mensagem da Minusma expressa as condolências à família e a "condenação deste ato cobarde".

Com os seus 13.000 soldados, a Minusma, criada em 2013, é a missão de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas com o maior número de baixas no mundo. Mais de 180 dos seus membros já morreram em atos hostis.

Num relatório da missão, divulgado em 31 de agosto, foram apontados 245 ataques de IED em 2021 e 134 em 2022, ambos contabilizados durante os primeiros oito meses de cada ano. Estes ataques resultaram em 103 mortes em 2021 e 72 em 2022, na sua maioria soldados mas também civis.

Vários grupos terroristas operam no Mali, nomeadamente os filiados da Al-Qaida e do grupo extremista Estado Islâmico. Além disso, a violência intercomunitária aumentou, num contexto marcado por golpes de Estado em agosto de 2020 e maio de 2021.

O país, pobre e sem litoral, enfrenta desde 2012 a propagação do extremismo e da violência de todos os tipos, mas também uma grave crise política e humanitária. Centenas de milhares de pessoas estão deslocadas devido ao conflito.

Leia Também: Missão da UA na Somália condena ataque do Al-Shebab a hotel em Mogadíscio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório