Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Moçambique. Dois soldados e mais de 30 terroristas mortos em combate

A missão militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM) em Cabo Delgado, norte de Moçambique, anunciou hoje a morte de dois soldados num combate em que disse ter abatido mais de 30 terroristas.

Moçambique. Dois soldados e mais de 30 terroristas mortos em combate
Notícias ao Minuto

18:39 - 30/11/22 por Lusa

Mundo Moçambique

"As forças da SAMIM podem confirmar que os terroristas sofreram baixas ao máximo neste combate, em que mais de 30 foram abatidos e um número considerável de armas, munições e equipamento foi apreendido", lê-se em comunicado.

O combate aconteceu na terça-feira em Nkonga, povoado do distrito de Nangade.

Os dois soldados mortos foram Musa Mpondo, sargento tanzaniano, e Zikamee Kamai, praça das forças do Botsuana.

Um outro militar tanzaniano sofreu ferimentos, acrescenta a mesma nota.

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde julho de 2021 com apoio do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.

O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Leia Também: Parlamento moçambicano aprova redução do IVA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório