Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Polónia quer anexar Ucrânia? "Kyiv e Varsóvia riem-se desta ideia"

Acusações foram feitas pelo responsável pelos serviços secretos russos, aliado do presidente da Rússia.

Polónia quer anexar Ucrânia? "Kyiv e Varsóvia riem-se desta ideia"
Notícias ao Minuto

16:17 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O diretor dos Serviços Secretos da Rússia (SVR) terá dito que a Polónia tem a intenções de preparar referendos para a anexação de alguns territórios ucranianos. 

"Por forma a garantir a legitimidade das aquisições planeadas, a liderança polaca decidiu utilizar a experiência russa bem sucedida para devolução de territórios antigos, realizando referendos acerca dos mesmos", garantiu Sergei Naryshkin numa entrevista publicada, esta quarta-feira, pela agência estatal russa RIA Novosti.

Segundo o responsável, como parte de um "ensaio", os serviços secretos ucranianos terão passado estas informações aos meios de comunicação ucranianos. De acordo com o mesmo, os territórios que a Polónia planeia anexar dizem respeito è região de Lviv, Ivano-Frankivs e Ternopil. "A reação de certos responsáveis locais e residentes deverá ser posteriormente monitorizada e analisada", acrescentou Naryshkin. 

O que diz a Ucrânia?

O principal conselheiro da presidência da Ucrânia já respondeu às acusações do responsável russo.

"Declarações da Federação Russa de que "a Polónia planeia anexar a região ocidental da Ucrânia' - outra tentativa do Kremlin de semear disrupção entre amigos. Alguém acredita que isso vai funcionar? A Ucrânia e a Polónia estão a rir-se dessa ideia. Juntos. Há apenas um país que ignora o direito internacional e nós sabemos o seu nome", escreveu Mykhailo Podolyak numa publicação partilhada no Twitter".

Leia Também: Ministro russo diz que já foram treinados mais de 300 mil mobilizados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório