Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia nomeia novo diretor para a central de Zaporíjia. "Corajoso"

Yuriy Chernichuk, que assume o cargo, disse que"era a única decisão correta a tomar".

Rússia nomeia novo diretor para a central de Zaporíjia. "Corajoso"
Notícias ao Minuto

16:03 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A Rússia nomeou, esta quarta-feira, um novo responsável ucraniano para assumir o cargo de diretor da central nuclear de Zaporizhzhia (Zaporíjia)

"O novo diretor da central nuclear de Zaporíjia e primeiro vice-diretor da empresa que opera no local é Yuriy Chernichuk", explicou  Renat Karchaa, porta-voz do CEO da organização estatal russa de energia Rosenergoatom, citado pela Reuters.

De acordo com o responsável, Chernichuk terá sido um antigo chefe dos engenheiros na central.

Já de acordo com a agência France-Press, o responsável explicou que aceitou o cargo porque na sua opinião "era a única decisão correta a tomar".

Ainda de acordo com a Reuters, o porta-voz do CEO da Rosenergoatom disse que  Chernichuk era "corajoso".

Esta nomeação acontece depois de o antigo diretor da central,  Ihor Murashov, ter sido, de acordo com Kyiv, raptado pelas forças russas quando se dirigia para o local.

Murashov foi mais tarde libertado e confessou num vídeo partilhado na televisão russa que tinha vindo a "comunicar com os serviços secretos ucranianos".

O antigo diretor foi libertado e conseguiu reunir-se com a sua família num território controlado pelas forças ucranianas, de acordo com o que a Agência Internacional de Energia Atómica explicou.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano, desencadeando uma guerra que mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Ministro russo diz que já foram treinados mais de 300 mil mobilizados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório