Professor condenado por atingir aluno com arpão em Valência

Docente levou alunos a ver artigo de pesca, fora do estabelecimento de ensino.

NÃO USAR

© iStock

Notícias ao Minuto
30/11/2022 14:20 ‧ 30/11/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Um tribunal de Valência, em Espanha, condenou um professor por ter atingido um aluno com um arpão na perna, durante o horário escolar.

De acordo com o El Periódico de España, o docente foi condenado a seis meses de multa, num valor diário de 10 euros, além de uma indemnização à vítima em três mil euros pelas lesões e sequelas causadas – um valor que já foi pago.

Contudo, a família da vítima anunciou que vai recorrer da sentença, uma vez que o juiz não aceitou o pedido para que o professor não possa exercer a profissão durante dois anos, defendendo que o docente incorreu em inúmeras irregularidades no dia dos factos: levou os jovens da escola em pleno horário escolar, usou um arpão de pesca para o qual não tinha seguro e levou o aluno ao centro de saúde no seu carro, em vez de chamar uma ambulância. Além disso, pediu aos jovens para mentir sobre o sucedido.

No entanto, o juiz entende que "estas condutas não estão relacionadas com o crime em causa, ou seja, o resultado danoso produzido não decorre de uma situação profissional específica que permita projetar a inabilitação".

O incidente em causa ocorreu em outubro de 2020, quando o professor, que dá aulas de educação física a estudantes de 14 e 15 anos, contou aos alunos que tinha estado a pescar e os convidou a sair da escola, onde estava o seu carro, para lhes "mostrar o que havia pescado" – algo que o juiz deu como provado, segundo a sentença.

Depois, tirou do porta-bagagens um arpão, de 50 cm, para o qual não tinha licença e que acreditava não estar carregado, acabando por atingir, acidentalmente, a virilha direita do adolescente, de 14 anos, que estava à sua frente.

A sentença confirma que, face ao sucedido, o professor causou lesões "consistentes" no membro inferior do aluno, que necessitou de ser suturado. Além de longos dias de recuperação, o jovem terá sofrido de stress pós-traumático.

Leia Também: Homem detido em Espanha após agredir mulher e deixá-la desidratada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas