Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Professor condenado por atingir aluno com arpão em Valência

Docente levou alunos a ver artigo de pesca, fora do estabelecimento de ensino.

Professor condenado por atingir aluno com arpão em Valência
Notícias ao Minuto

14:20 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um tribunal de Valência, em Espanha, condenou um professor por ter atingido um aluno com um arpão na perna, durante o horário escolar.

De acordo com o El Periódico de España, o docente foi condenado a seis meses de multa, num valor diário de 10 euros, além de uma indemnização à vítima em três mil euros pelas lesões e sequelas causadas – um valor que já foi pago.

Contudo, a família da vítima anunciou que vai recorrer da sentença, uma vez que o juiz não aceitou o pedido para que o professor não possa exercer a profissão durante dois anos, defendendo que o docente incorreu em inúmeras irregularidades no dia dos factos: levou os jovens da escola em pleno horário escolar, usou um arpão de pesca para o qual não tinha seguro e levou o aluno ao centro de saúde no seu carro, em vez de chamar uma ambulância. Além disso, pediu aos jovens para mentir sobre o sucedido.

No entanto, o juiz entende que "estas condutas não estão relacionadas com o crime em causa, ou seja, o resultado danoso produzido não decorre de uma situação profissional específica que permita projetar a inabilitação".

O incidente em causa ocorreu em outubro de 2020, quando o professor, que dá aulas de educação física a estudantes de 14 e 15 anos, contou aos alunos que tinha estado a pescar e os convidou a sair da escola, onde estava o seu carro, para lhes "mostrar o que havia pescado" – algo que o juiz deu como provado, segundo a sentença.

Depois, tirou do porta-bagagens um arpão, de 50 cm, para o qual não tinha licença e que acreditava não estar carregado, acabando por atingir, acidentalmente, a virilha direita do adolescente, de 14 anos, que estava à sua frente.

A sentença confirma que, face ao sucedido, o professor causou lesões "consistentes" no membro inferior do aluno, que necessitou de ser suturado. Além de longos dias de recuperação, o jovem terá sofrido de stress pós-traumático.

Leia Também: Homem detido em Espanha após agredir mulher e deixá-la desidratada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório