Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Vulcão Chaparrastique em El Salvador começa a entrar em erupção

Veja, na galeria, as mais recentes imagens do vulcão Chaparrastique.

Notícias ao Minuto

08:06 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Vulcão

As autoridades de El Salvador alertaram, na segunda-feira, os residentes nas proximidades do vulcão Chaparrastique, no leste do país, para ficarem alerta, depois de este ter começado a entrar em erupção, reporta a Associated Press.

O observatório do Ministério do Ambiente do país registou a ocorrência de explosões na cratera central do vulcão, localizado a cerca de 135 quilómetros a leste da capital salvadorenha.

Nesse momento, a intensidade da erupção era de 1 (numa escala de 0 a 8). 

A erupção teve início no domingo, quando o vulcão começou a lançar rochas e cinzas para as áreas circundantes da cratera. Até agora, não foram registados feridos na sequência deste fenómeno geológico. 

Porém, três municípios foram colocados em estado de alerta, segundo a informação avançada pelo diretor da Defesa Civil do país, Luis Alonso Amaya. Já a zona de segurança foi alargada a um raio de seis quilómetros da cratera.

Por outro lado, as autoridades estavam ainda a preparar 26 abrigos para caso se demonstre necessário deslocar algumas pessoas das suas habitações. Tais espaços terão a capacidade para receber mais de 10.000 pessoas.

Veja, na galeria, as mais recentes imagens do vulcão Chaparrastique.

Leia Também: Havai em alerta. Eis as imagens da erupção do maior vulcão ativo do mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório