Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Energia reestabelecida para mais de 40% dos habitantes em Kherson

Os moradores da parte central de Kherson, um hospital local e a via férrea já têm novamente eletricidade.

Energia reestabelecida para mais de 40% dos habitantes em Kherson
Notícias ao Minuto

18:57 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O sistema energético de Kherson, que tinha sido destruído pelas forças russas quando se retiraram da margem oeste do rio Dnipro, no início de novembro, já foi restabelecido para mais de 40% dos consumidores.

Segundo o governador da região, Yaroslav Yanushevitch, citado pelo Kyiv Independent esta terça-feira, os moradores da parte central de Kherson, um hospital local e a via férrea já têm novamente eletricidade.

A 26 de novembro, o gabinete presidencial de Zelensky já tinha avançado que a energia seria restabelecida primeiro à infraestrutura crítica da cidade e depois às áreas residenciais. 

Depois de a Ucrânia ter recapturado Kherson e outras áreas da região, os ataques russos à cidade e à região intensificaram-se. As tropas russas minaram quase todas as infraestruturas críticas, que sofreram grande destruição, bem como edifícios residenciais e centros de saúde, entre outros.

A reconquista de Kherson foi considerada como um dos êxitos mais significativos das forças ucranianas na guerra desencadeada com a ofensiva militar lançada pela Rússia, a 24 de fevereiro, e que ainda perdura.

Leia Também: AO MINUTO: Energia volta a 40% de Kherson; 350 geradores a caminho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório