Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Espanha. Desmantelada rede que obteve 12 milhões em burlas online

O dinheiro foi transferido para contas de vários países, incluindo Portugal.

Espanha. Desmantelada rede que obteve 12 milhões em burlas online
Notícias ao Minuto

15:59 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Polícia Nacional

A Polícia Nacional espanhola desmantelou uma rede criminosa, em Madrid e Barcelona, que defraudou mais de 12 milhões de euros com burlas através do método ‘phishing’. Segundo revelou, esta terça-feira, a autoridade espanhola o dinheiro foi transferido para contas de vários países, incluindo Portugal. Seis pessoas foram detidas.

Em comunicado, a Polícia Nacional afirmou que foram detetadas "quase 300 vítimas" em diferentes países europeus. A rede providenciava "transações financeiras", que incluía compra de ações, criptomoedas e a contratação de produtos financeiros "através de websites fraudulentos, que simularam os de um banco bem conhecido".

A investigação teve início após uma queixa apresentada por um representante legal de uma entidade bancária, que afirmou que "a sua identidade digital tinha sido suplantada pela criação de uma página web que, fazendo uso indevido de marcas e nomes, imitava uma página web do grupo financeiro queixoso".

O website em causa utilizava um domínio falso, semelhante ao nome de domínio original do banco, "o que gerou confusão". 

Os fundos das pessoas burladas foram transferidos para contas bancárias em Espanha, Portugal, Polónia e França.  No total, seis pessoas foram detidas por suspeita de pertencerem a uma organização criminosa, fraude e branqueamento de capitais.

Leia Também: Espanha. Detido por pegar fogo a mulher enquanto esta dormia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório