Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Reino Unido convoca embaixador chinês após agressão a jornalista

O jornalista Ed Lawrence foi "espancado e pontapeado pela polícia", antes de ser detido, no domingo, enquanto cobria um dos protestos contra medidas de prevenção da Covid-19 impostas na China.

Reino Unido convoca embaixador chinês após agressão a jornalista

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido convocou o embaixador da China no país, Zheng Zeguang, para “explicar” a agressão por parte das autoridades chinesas a um jornalista da BBC, durante protestos em Xangai.

Segundo avança o jornal britânico Evening Standard, o ministro dos Negócios Estrangeiros, James Cleverly, quer explicações sobre o tratamento do jornalista Edward Lawrence, que foi “espancado e pontapeado pela polícia”, antes de ser detido, no domingo, enquanto cobria um dos protestos contra medidas de prevenção da Covid-19 impostas na China.

“O embaixador chinês foi convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros”, confirmou fonte oficial à publicação britânica. “A BBC foi claramente informada de que um dos seus jornalistas foi detido e espancado pela polícia durante a cobertura destes protestos. Deixámos claro que este comportamento por parte das autoridades chinesas é completamente inaceitável”.

O governo britânico já tinha classificado a agressão como “inaceitável” e “preocupante”. “Seja qual for a situação, a liberdade de imprensa deve ser sacrossanta", declarou o ministro dos Negócios, Energia e Estratégia Industrial britânico, Grant Shapps, à rádio britânica LBC.

Na segunda-feira, um porta-voz da emissora estatal britânica confirmou que o repórter de imagem Edward Lawrence “foi atacado” em Xangai, após a divulgação de vídeos nas redes sociais. 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês afirmou que Lawrence “não se identificou como jornalista e não apresentou voluntariamente as suas credenciais de imprensa”.

Leia Também: Reino Unido classifica como inaceitável a violência contra jornalista

Recomendados para si

;
Campo obrigatório