Reino Unido convoca embaixador chinês após agressão a jornalista

O jornalista Ed Lawrence foi "espancado e pontapeado pela polícia", antes de ser detido, no domingo, enquanto cobria um dos protestos contra medidas de prevenção da Covid-19 impostas na China.

Notícia

© DANIEL LEAL/AFP via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
29/11/2022 11:38 ‧ 29/11/2022 por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

Reino Unido

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido convocou o embaixador da China no país, Zheng Zeguang, para “explicar” a agressão por parte das autoridades chinesas a um jornalista da BBC, durante protestos em Xangai.

Segundo avança o jornal britânico Evening Standard, o ministro dos Negócios Estrangeiros, James Cleverly, quer explicações sobre o tratamento do jornalista Edward Lawrence, que foi “espancado e pontapeado pela polícia”, antes de ser detido, no domingo, enquanto cobria um dos protestos contra medidas de prevenção da Covid-19 impostas na China.

“O embaixador chinês foi convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros”, confirmou fonte oficial à publicação britânica. “A BBC foi claramente informada de que um dos seus jornalistas foi detido e espancado pela polícia durante a cobertura destes protestos. Deixámos claro que este comportamento por parte das autoridades chinesas é completamente inaceitável”.

O governo britânico já tinha classificado a agressão como “inaceitável” e “preocupante”. “Seja qual for a situação, a liberdade de imprensa deve ser sacrossanta", declarou o ministro dos Negócios, Energia e Estratégia Industrial britânico, Grant Shapps, à rádio britânica LBC.

Na segunda-feira, um porta-voz da emissora estatal britânica confirmou que o repórter de imagem Edward Lawrence “foi atacado” em Xangai, após a divulgação de vídeos nas redes sociais. 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês afirmou que Lawrence “não se identificou como jornalista e não apresentou voluntariamente as suas credenciais de imprensa”.

Leia Também: Reino Unido classifica como inaceitável a violência contra jornalista

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas