Cerca de 100 pescadores foram resgatados de um lago gelado no estado norte-americano do Minnesota, na segunda-feira, depois de o pedaço de gelo onde estavam a pescar ter-se separado do lago e navegado cerca de 27 metros.
Segundo contou a polícia do condado de Beltrami, no Minnesota, os pescadores alertaram as autoridades por volta das 11h30 na segunda-feira, quando ficaram presos no meio do lado Upper Red.
Quando os polícias chegaram, o grande pedaço de gelo onde estavam os 100 pescadores já se tinha afastado da costa em cerca de 27 metros.
"Depois de analisarem a extensão em 'mar alto' e através de operações de drone, foi encontrado um ponto estreito de separação e uma ponte temporária foi mobilizada para resgatar os pescadores", explicou a polícia, no Facebook.
Num vídeo, citado pela ABC News, um dos pescadores contou que viram "uma grande racha" na placa de gelo, de este para oeste.
O Minnesota é um estado norte-americano tipicamente frio no inverno, com neve constante e temperaturas negativas que tornam os lagos gelados, junto à fronteira com o Canadá. No entanto, como explica a ABC News, o fim de semana do Dia de Ação de Graças foi mais quente que o costume, e os fortes ventos na região terão criado alguma separação no gelo.
O desporto de pesca no gelo é muito praticado na região, mas autoridades alertaram que ainda é cedo para o fazer, já que "o gelo em início de época é muito imprevisível".
Leia Também: Organizações de produtores do setor alimentar pedem ajuda financeira