Meteorologia

  • 29 JANEIRO 2023
Tempo
10º
MIN 4º MÁX 12º

Venezuela. Federação Russa felicita acordo entre governo e oposição

A Federação Russa expressou hoje a sua satisfação com o acordo alcançado entre o governo e a oposição venezuelana que permite o desbloqueio dos fundos congelados pelas sanções contra Caracas.

Venezuela. Federação Russa felicita acordo entre governo e oposição

"Observamos com satisfação os acordos alcançados no México sobre a possibilidade do uso de ativos soberanos da Venezuela bloqueados em bancos ocidentais no quadro de programas especializados com apoio da ONU", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, em comunicador.

No último sábado, o governo de Caracas e a plataforma oposicionista reuniram-se no México, com a mediação da Noruega.

"A reunião decorreu na presença do ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Marcelo Ebrard, e representantes da Federação Russa e Holanda na qualidade de países acompanhantes", indicou.

Zakharova confirmou "a posição inquebrantável" de Moscovo "no apoio à procura de uma solução para as divergências internacionais da Venezuela".

Parte dos fundos a descongelar vai ser utilizada no financiamento do governo e outra parte destinada a um fundo de ajuda humanitária sob os auspícios da ONU.

As influências estavam suspensas desde 2019.

O Banco de Inglaterra tem retidas 31 toneladas de ouro da Venezuela e mesmo acontece com algumas contas do Banco Central da Venezuela nos EUA.

O governo de Caracas estima em cinco milhões de dólares o montante congelado no estrangeiro.

Leia Também: ONU cria fundo comum para canalizar ajuda humanitária para Venezuela

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório