Meteorologia

  • 29 JANEIRO 2023
Tempo
MIN 4º MÁX 11º

Portugal assina memorando para ajuda aos PALOP e Timor-Leste

Portugal e o Banco Mundial assinaram um memorando de cooperação técnica com o objetivo primordial de mobilizar peritos nacionais para ações de assistência técnica nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e em Timor-Leste.

Portugal assina memorando para ajuda aos PALOP e Timor-Leste

"Este memorando permitirá a mobilização de peritos nacionais para projetos de assistência técnica do Banco em países parceiros, especialmente lusófonos, em quatro áreas de intervenção com valor estratégico para ambas as partes: água e saneamento, ambiente, 'e-government' e economia azul", lê-se numa nota publicada no 'site' do instituto Camões.

No documento aponta-se que "a vertente da economia marítima inclui literacia oceânica, ciência oceânica, aquacultura sustentável, digitalização azul, inovação azul, estratégia de clusterização e digitalização de portos".

O memorando foi assinado na quinta-feira pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, pelo presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, João Ribeiro de Almeida, e por Jacob Kopperud e Penelope Lewis, dos escritórios do Banco Mundial em Paris e Roma, respetivamente.

O documento assinala "o aprofundamento da sua agenda conjunta em prol do desenvolvimento de países parceiros no Sul Global", lê-se ainda no comunicado.

"Esta é a primeira iniciativa deste género realizada com o Banco Mundial e contribuirá para fomentar a ação da Cooperação Portuguesa junto dos seus parceiros estratégicos, em especial os países africanos de língua oficial portuguesa e Timor-Leste", segundo o Governo.

Leia Também: Banco Mundial apoia Cabo Verde para enfrentar impacto da guerra

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório