Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção e deixa Havai em alerta

As autoridades geológicas norte-americanas emitiram um alerta vermelho para a ilha do Havai, a maior do arquipélago.

Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção e deixa Havai em alerta
Notícias ao Minuto

12:13 - 28/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Vulcão

O vulcão Mauna Loa, considerado o maior vulcão à superfície em termos de massa e volume, entrou, esta segunda-feira, em erupção no Havai. A cratera no topo do vulcão começou a emitir apenas gás e pó, mas o Instituto Geológico Norte-americana (USGG, na sigla em inglês) emitiu um alerta vermelha para a população residente na ilha.

Em comunicado, o USGG diz que a erupção começou perto da meia-noite, na cratera Moku‘āweoweo, no cimo do Mauna Loa, que fica localizado na ilha de Havai - a maior do arquipélago que compõe o estado do Havai, apesar de conter apenas 13% da população.

"Os ventos podem levar gás vulcânico e possivelmente cinza fina. Os residentes em risco dos rios de lava do Mauna Loa devem ter em conta a sua preparação", avisa o serviço.

Apesar de salientar que "se uma erupção permanecer na cratera, os rios de lava vão provavelmente ficar dentro das paredes da cratera", o USGG avisa para a grande instabilidade que a situação pode criar.

Segundo o USGG, com base em experiências anteriores, as "primeiras fases de uma erupção no Mauna Loa podem ser muito dinâmicas e a localização e avanço dos fluxos de lava podem mudar rapidamente".

O Mauna Loa, com mais de 4.000 metros de altitude, é o maior vulcão ativo do mundo e o maior à superfície, em termos de massa e volume, contando com uma área de 90 quilómetros de largura e 10.000 metros desde a base. Em termos de tamanho total, o vulcão é superado apenas pelo Tamu Massif, que é subaquático e é considerado o maior alguma vez encontrado e catalogado.

[Notícia atualizada às 12h07]

Leia Também: Vulcão equatoriano expele coluna de gases e cinza com 1,8 km de altitude

Recomendados para si

;
Campo obrigatório