Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Papa? Mediação é "bem-vinda", mas posição de Kyiv não permite

Moscovo mostra-se disponível para uma mediação do conflito por parte do Vaticano, mas diz que posição de Kyiv impede que aconteça.

Papa? Mediação é "bem-vinda", mas posição de Kyiv não permite
Notícias ao Minuto

11:38 - 28/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Rússia afirmou, esta segunda-feira, que a oferta de mediação do Vaticano, feita pelo Papa Francisco, é "bem-vinda", contudo, destacou que a posição da Ucrânia torna impossível que tal aconteça. 

"É claro que damos as boas-vindas a essa vontade política, mas dada a situação de facto e de jure [de direito e de facto] que temos agora do lado ucraniano, essas plataformas não podem ser solicitadas", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos jornalistas, segundo cita a Reuters. 

Recorde-se que, recentemente, em entrevista ao jornal italiano La Stampa, o Papa Francisco reiterou a sua oferta para mediar o conflito na Ucrânia. "A Santa Sé está disponível para fazer todo o possível para mediar e pôr fim ao conflito na Ucrânia", disse o Sumo Pontífice.

Recorde-se que as negociações entre os dois países se encontram suspensas há vários meses. Kyiv já disse estar disponível para se sentar à mesa com Moscovo apenas quando as negociações incluírem a restauração da integridade territorial da Ucrânia.

A invasão russa à Ucrânia teve início a 24 de fevereiro, tendo sido condenada, desde então, pela comunidade internacional. 

Leia Também: Podolyak pede ao Ocidente que se levante "tabu" em torno de armas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório