Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nobel Abdulrazak Gurnah diz que raízes de Sunak não pesam na governação

O Nobel da Literatura tanzaniano Abdulrazak Gurnah, residente no Reino Unido, entende que as raízes indianas do primeiro-ministro Rishi Sunak nada pesam na governação do país, sendo a sua política e ideologia reconhecidos "como parte do sistema".

Nobel Abdulrazak Gurnah diz que raízes de Sunak não pesam na governação
Notícias ao Minuto

11:04 - 28/11/22 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Não quer dizer que seja uma grande revolução", ironizou o escritor, laureado em 2021 com Prémio Nobel da Literatura, durante uma entrevista à agência Lusa no contexto da sua participação em Lagos, Nigéria, no AKÉ Arts & Book Festival, que terminou no último fim de semana.

A emigração de indianos e outros asiáticos para a África Oriental tem sido um dos temas abordados por Abdulrazak Gurnah nas suas obras, tanto mais que ele próprio nasceu, em 1948, no arquipélago de Zanzibar, no oceano Índico, que nos anos de 1960 passou a integrar a Tanzânia.

Oriundos da Índia, os pais do atual primeiro-ministro britânico, em funções há um mês, foram da África Oriental para o Reino Unido como emigrantes, um facto que "não influencia em nada o desempenho como político" do filho, nascido no país há 42 anos.

Membro do Partido Conservador, que lidera, Rishi Sunak "estudou nas melhores escolas e universidades" do Reino Unido, sublinhou o Nobel anglo-tanzaniano.

"A sua política e ideologia são reconhecidas como parte do sistema", concluiu Gurnah.

Leia Também: Sunak quer política externa pragmática e melhores relações com UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório