Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Sunak quer política externa pragmática e melhores relações com UE

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai hoje defender uma política externa britânica mais pragmática e menos retórica e a necessidade de revitalizar as relações com a União Europeia perante a ameaça crescente da Rússia e China.

Sunak quer política externa pragmática e melhores relações com UE
Notícias ao Minuto

10:36 - 28/11/22 por Lusa

Mundo Reino Unido

Alertando para o facto de Pequim e Moscovo delinearem estratégias a longo prazo, Sunak vai alertar para o risco de o Reino Unido ficar em desvantagem devido à "mentalidade de curto-prazo ou aspirações ilusórias".  

No tradicional discurso do banquete oferecido pelo Lord Mayor da 'City' de Londres, que terá lugar hoje à noite, o líder do partido Conservador vai propor dar "um salto evolutivo" na abordagem britânica. 

"Isto significa ser mais forte na defesa dos nossos valores e da abertura da qual depende a nossa prosperidade. Significa proporcionar uma economia mais forte em casa - porque é a base da nossa força no estrangeiro. E significa fazer frente aos nossos concorrentes, não com grande retórica, mas com um pragmatismo robusto", vai dizer o chefe do Governo, segundo excertos do discurso publicados antecipadamente.

A intervenção, num evento onde participam líderes empresariais, diplomatas, académicos e outros dignitários, será o primeiro grande discurso de política externa proferido por Rishi Sunak desde a entrada em funções, há cinco semanas.

Segundo um comunicado do Governo, o Reino Unido está atualmente a atualizar a Análise Integrada da Segurança, Defesa, Desenvolvimento e Política Externa de 2021 para ter em conta as mudanças geopolíticas dos últimos 18 meses. 

Esta reavaliação da estratégia de política externa britânica pretende ter em conta a "intensificação da concorrência interestatal devido às ações de países como a Rússia, China e Irão".

A referência de hoje às relações com a Europa acontece após ter sido noticiado nas últimas semanas o interesse do Governo britânico em ganhar mais acesso ao mercado único europeu para acelerar a recuperação económica anual, apesar de ter desmentido a ideia de um "acordo  tipo-Suíça". 

No ano passado, quando foi lançado, o documento fazia poucas referências à União Europeia (UE), da qual tinha acabado de sair e cujas relações continuaram tensas depois do 'Brexit, reorientando a atenção para outras áreas geográficas. 

Sunak vai hoje insistir que o Reino Unido continua interessado em aprofundar laços com a região do Indo-Pacífico, que inclui países como o Japão, Índia, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, Vietname, Malásia ou Singapura. 

"Sob a minha liderança não vamos escolher a situação presente [status quo]. Faremos as coisas de forma diferente. Evoluiremos, ancorados sempre pela nossa crença duradoura na liberdade, abertura e no Estado de direito e confiantes de que, neste momento de desafios e concorrência, os nossos interesses serão protegidos e os nossos valores prevalecerão", vai dizer.

No discurso, o primeiro-ministro britânico vai reiterar o apoio à Ucrânia na resistência contra a invasão e agressão da Rússia com mais armamento de defesa. 

"Ao proteger a Ucrânia, estamos a proteger-nos a nós próprios", pretende vincar. 

Leia Também: Reino Unido classifica como inaceitável a violência contra jornalista

Recomendados para si

;
Campo obrigatório