Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mogadíscio. "Ainda há tiroteio pesado dentro do hotel" Villa Rose

O hotel, que está sitiado após um ataque terrorista durante o fim de semana, serve frequentemente de centro de operações para o governo somali.

Mogadíscio. "Ainda há tiroteio pesado dentro do hotel" Villa Rose
Notícias ao Minuto

08:31 - 28/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Mogadíscio

Ouviram-se tiros dentro do hotel Villa Rose, em Mogadíscio, capital da Somália. O mesmo hotel que está sitiado desde o fim de semana, quando foi atacado pelo grupo terrorista Al-Shebab.

O relato é de um residente próximo do hotel e de um agente da autoridade local, citados pela Reuters.

No domingo, o hotel Villa Rose, próximo do palácio presidencial somali, foi invadido por membros do grupo terrorista Al-Shebab munidos de armas e explosivos.

"Ainda há tiroteio pesado dentro do hotel e ouvimos explosões de vez em quando... ainda estamos nas nossas casas desde ontem [domingo] à noite, quando o cerco começou", disse Ismail Haaji, que mora perto do hotel, à Reuters.

Por sua vez, um agente da autoridade local assegurou à agência de notícias: "Os combatentes que lançaram o ataque ainda estão a lutar dentro do hotel, contra as forças de Haramcad e Gaashaan [autoridades], e as forças de segurança estão a tentar resgatar as pessoas presas dentro do hotel."

O parlamento da Somália disse que adiou uma sessão agendada para ambas as casas. "Todos os membros do parlamento de ambas as casas estão a ser informados de que a reunião agendada para hoje foi adiada", afirmou o mesmo em comunicado no Facebook.

No domingo, um ataque ao hotel Villa Rose causou, pelo menos, dez mortos, num ataque reivindicado pelo grupo extremista Al-Shebab. Um incidente que acontece após a intensificação das operações do exército somali, com o apoio dos Estados Unidos, contra o grupo extremista, no âmbito da "guerra total" declarada pelo Presidente somali, Hassan Shaykh Mohamud.

Leia Também: Pelo menos dez mortos em ataque em Mogadíscio reivindicado pelo Al-Shebab

Recomendados para si

;
Campo obrigatório