Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Líder do poder judicial do Peru pede a PR que convoque poderes estatais

A líder do poder judicial do Peru, Elvia Barrios, pediu, este domingo, ao presidente do país, Pedro Castillo, que convoque com "caráter de urgência" todos os poderes do Estado visando uma solução para "a grave crise atual".

Líder do poder judicial do Peru pede a PR que convoque poderes estatais
Notícias ao Minuto

23:52 - 27/11/22 por Lusa

Mundo Peru

"Apelamos ao presidente da República para que convoque com caráter de urgência todos os poderes do Estado e órgãos constitucionalmente autónomos para promover um espaço de diálogo que permita chegar a consensos e a acordos mínimos para restabelecer a estabilidade e a paz social", disse Elvia Barrios.

A presidente do Supremo Tribunal de Justiça do Peru falava após uma reunião do Conselho do Estado, com a ausência do presidente Castillo, do presidente do Congresso, José Williams, e da procuradora-geral, Patricia Benavides.

No sábado, Elvia Barrios convocou uma sessão do Conselho de Estado, para a qual convidou Pedro Castillo e José Williams para impulsionar o diálogo entre os poderes executivo e legislativo.

Na convocatória, a presidente do Supremo Tribunal explicava que a reunião visava "adotar ações que garantissem a governabilidade democrática da nação, baseadas no diálogo interinstitucional e no âmbito da Constituição".

Em resposta, o Ministério Público justificou no sábado a ausência da procuradora-geral na reunião de hoje do Conselho de Estado com o argumento de que Patricia Benavides tinha "a seu cargo investigações contra o presidente" peruano.

A tensão entre o Congresso e o governo peruanos aumentou recentemente quando o então primeiro-ministro, Aníbal Torres, um aliado de Castillo, apresentou uma moção de confiança ao Congresso, controlado pela oposição, que recusou votá-la.

Na sequência disso, Aníbal Torres renunciou ao cargo que tinha assumido em fevereiro.

Na quinta-feira, depois da renúncia de Torres, o presidente do Peru anunciou que ia reorganizar novamente o gabinete de ministros, abrindo portas a um eventual encerramento do Congresso pelo governo por si liderado e, consequentemente, novas eleições legislativas.

Pedro Castillo nomeou na sexta-feira Betssy Chávez como primeira-ministra. A ex-ministra da Cultura está a ser investigada por alegadamente contratar familiares para cargos públicos.

A nova primeira-ministra nomeou como seu assessor o seu antecessor, Aníbal Torres.

Desde que assumiu a presidência, em julho do ano passado, Pedro Castillo já nomeou cinco primeiros-ministros.

Leia Também: Partido de Netanyahu chega a acordo com o partido de extrema-direita Noam

Recomendados para si

;
Campo obrigatório