Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Maduro diz que retoma de negociações com oposição abre "novo capítulo"

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou, este sábado, que a retoma das negociações entre o seu governo e a oposição abre um "novo capítulo" no avanço para "a paz e o bem-estar" dos venezuelanos.

Maduro diz que retoma de negociações com oposição abre "novo capítulo"
Notícias ao Minuto

22:19 - 26/11/22 por Lusa

Mundo Venezuela

"A assinatura do segundo acordo parcial entre o governo bolivariano a que presido e a plataforma unitária de uma das oposições abre caminho a um novo capítulo para a Venezuela, para continuar a avançar em direção à paz e ao bem-estar que todos os venezuelanos desejam", escreveu Maduro na sua conta na rede social Twitter.

O governo e a oposição da Venezuela assinaram hoje, no México, um segundo acordo parcial em matéria de proteção social, nos termos das negociações reatadas entre as duas partes.

O acordo, que visa desbloquear recursos que a Venezuela tem congelados no estrangeiro para poder ajudar as populações mais vulneráveis, determina que governo e oposição terão de cooperar ao nível de despesas humanitárias, como o pagamento de projetos de assistência médica ou a reparação de redes elétricas.

Suspensas por mais de um ano, as negociações entre governo e oposição venezuelanos foram reatadas após a intervenção da Colômbia e dos Estados Unidos.

Reagindo a partir de Miami, nos EUA, a organização que representa os venezuelanos no exílio por motivos políticos, a Veppex, reprovou a retoma das negociações, considerando que o governo de Maduro obtém vantagens sem "nenhuma concessão que beneficie os venezuelanos" e que a plataforma unitária beneficia "o regime de Maduro e os seus aliados internacionais".

"Enquanto se reinicia no México este diálogo, na Venezuela existem mais de 200 presos políticos, entre os quais o tenente-coronel Igber Marín Chaparro, em greve de fome há quatro dias", alertou em comunicado o presidente da Veppex, José Antonio Colina.

Leia Também: Homem morre em incêndio num hotel no centro de Barcelona

Recomendados para si

;
Campo obrigatório