Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos oito mortos após deslizamento de terra em ilha de Itália

Há mais de uma dezena de desaparecidos, incluindo um recém-nascido.

Pelo menos oito mortos após deslizamento de terra em ilha de Itália
Notícias ao Minuto

11:00 - 26/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Pelo menos oito pessoas morreram e mais de uma dezena de pessoas estão desaparecidas, em Casamicciola, na ilha de Ísquia, em Itália, na sequência de um deslizamento de terra, ocorrido na manhã deste sábado, devido às chuvas fortes, avança a agência italiana Ansa.

"Há oito mortos confirmados no deslizamento de terra em Ischia", disse o ministro das Infraestruturas de Itália, Matteo Salvini, citado pela agência noticiosa.

"Há socorristas que trabalham em condições difíceis", acrescentou.

É expectável que o número de mortos acabe por aumentar.

Estima-se que pelo menos 30 famílias estejam presas em casa, sem água e eletricidade. No total, cerca de 100 pessoas ainda não foram alcançadas, havendo grande dificuldade devido à lama, pedras e entulho, que bloqueiam os acessos às casas.

Pelo menos 13 pessoas continuam desaparecidas, incluindo um recém-nascido, tendo as casas ficado soterradas pela lama, bem como dezenas de carros. Entre os desaparecidos está também uma estudante estrangeira de 25 anos, cuja nacionalidade ainda não foi confirmada, segundo a imprensa local.

Os meios de socorro estão no local.

Os autarcas locais apelam aos cidadãos da ilha para que não saiam de casa.

A ilha de Ísquia, voltada para o Golfo de Nápoles, registou esta noite chuvas torrenciais que causaram inundações e um grave deslizamento de terra que arrastou violentamente tudo pelo município de Casamicciola, na sua parte norte.

Uma parte de uma montanha cedeu e atingiu várias casas da localidade, que estão a ser revistadas com grande esforço e dificuldade das equipas de emergência, reforçadas com unidades vindas de Nápoles e de outros pontos.

As primeiras imagens que chegam da ilha são as de um autêntico caos. O porta-voz dos bombeiros, Luca Cari, confirmou que várias pessoas já foram resgatadas da lama, incluindo um homem e outras duas pessoas cujo veículo foi arrastado para o mar.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, mantém-se em "contacto constante" com o ministro da Proteção Civil e Políticas do Mar, Nello Musumeci, e com as autoridades regionais e manifestou a sua proximidade aos afetados, num comunicado.

A ilha de Ísquia é um dos principais destinos turísticos da Itália durante o verão e faz parte do arquipélago napolitano, de origem vulcânica e com declives acentuados, razão pela qual costuma sofrer este tipo de deslizamento de terra. A última vez ocorreu em 2009.

[Notícia atualizada às 12h53]

Leia Também: Migrações: Paris recusa deslocalizações se Itália não respeitar "lei"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório